Notícias Empresariais

Escolha uma categoria

6 dicas para um programa de fidelidade de sucesso

Postado em 29 de Dezembro de 2022 Notícias de Gestão

Chamar a atenção do seu cliente é essencial para qualquer promoção ou campanha — e sair do óbvio pode ser difícil, principalmente, quando se trata de programas de fidelidade.

Neste post, vamos te dar dicas de como tornar suas ofertas mais chamativas com o objetivo de ter um programa de fidelidade de sucesso, com exemplos direto da nossa base de clientes.

1) Surpreenda

Provavelmente, seus clientes recebem diversos e-mails e notificações com as mais diferentes ofertas. Destacar-se dentre essas outras empresas é seu principal objetivo. Para isso, você pode surpreender com promoções incríveis.

Ofereça produtos gratuitos em casos específicos como cadastro no seu programa ou visitas em horários de menor movimento. Você pode usar também adicionais, em que na compra de um produto, o cliente ganha outro.

Usando uma padaria como exemplo:

  • Cadastre no nosso programa e ganhe uma fatia de bolo;
  • Faça uma compra entre terça e quinta e ganhe um salgado;
  • Compre um cappuccino e ganhe um pão de queijo.

 

Dica: Use sempre verbos de ação (por exemplo: cadastre-se, faça, compre, ganhe, etc.) para incentivar o cliente a executar a ação que você quer.

2) Personalize

Caso crie o seu programa de fidelidade usando a Collact, por exemplo, você tem a data de aniversário de todos os seus clientes cadastrados. Isso permite uma das personalizações mais legais: enviar presentes de aniversário para seus clientes.

Como? Crie uma oferta de aniversário que envia automaticamente uma promoção para todos os seus consumidores aniversariantes. A ideia é passar uma sensação de exclusividade para todos os participantes do seu programa.

Usando um salão de beleza como exemplo:

  • Ganhe uma hidratação na semana do seu aniversário;
  • Faça as unhas de graça na semana do seu aniversário.

 

Dica: Não se esqueça de criar regras para suas promoções e de deixá-las muito claras para seus clientes. Por exemplo, se existe um valor mínimo para resgatar o prêmio ou se todos os produtos e serviços participam da promoção.

3) Simplifique

Criar um milhão de regras complicadas para que seus clientes recebam os prêmios é um tiro no pé. Lembre-se de manter seu programa de fidelidade o mais simples possível com regras claras.

Caso os clientes tenham que cumprir muitas "tarefas" para conseguir o prêmio, pode ser que eles desistam ou nem mesmo tentem — o que não é o objetivo do seu programa. Evite que suas regras sejam impeditivas e frustrem seus clientes.

E lembre-se: quanto mais difícil de conseguir um prêmio, melhor ele deve ser.

Por exemplo, no caso de um restaurante:

Errado: Faça 100 visitas em um mês para ganhar um suco;

Certo: Faça 3 visitas no mês para ganhar 20% de desconto no almoço.

4) Seja único

Ter um programa de fidelidade único passa por ter ofertas incríveis e únicas, mas também por ter um nome exclusivo. Além de criar um senso de comunidade entre seus clientes, um nome também chama a atenção de seus consumidores.

Por exemplo, o programa de fidelidade da cafeteria Francisco Café, do Taboão da Serra (São Paulo), chama Chico Lovers. Criativo, né? Além de chamar atenção dos clientes, também é um nome que faz eles quererem se cadastrar.

Já a loja de presentes Bem Boa usa até a palavra comunidade no nome do seu programa de fidelidade: a Comunidade Bem Boa. Para que os clientes não se esqueçam, as unidades estão cheias de materiais lembrando sobre o programa.

Use nomes que tenham a ver com seu público e com seu produto ou serviço.

Isso vai ser essencial para o sucesso do seu programa de fidelidade.

Dica: Para que as dicas deem certo, é importante incentivar o cadastro de todos os visitantes do seu estabelecimento. Quanto mais cadastros, mais resgates e mais vendas.

5) Conheça seu público

Para que seu programa de fidelidade dê certo, é importante que seu público se identifique com as promoções e ofertas oferecidas.

6) Acompanhe

Não é porque você definiu um prêmio e uma frase de sucesso para seu programa de fidelidade que vai valer para sempre. Não se esqueça de acompanhar os resultados do seu programa e ficar de olho no número de resgates. Esses dados são o que vai te dizer se seu programa de fidelidade está atraindo e engajando seus clientes.

Caso os números comecem a cair, repense suas táticas, mude os prêmios e benefícios. Lembre-se da primeira dica: sempre surpreenda seu cliente.

 

https://blog.stone.com.br/6-dicas-para-um-programa-de-fidelidade-de-sucesso/