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Para que serve a inteligência de negócios?

Postado em 15 de Setembro de 2023 Notícias de Gestão

Apesar de não ser novo, o conceito de inteligência de negócios tem aparecido com mais frequência desde a aceleração da transformação digital, não é mesmo? Quer seja pelo implemento que ela gerou de soluções voltadas a isso, quer seja pela competitividade criada por esse processo, essa abordagem está em alta.

Na prática, contar com essa estratégia permite aos empreendimentos maximizarem sua capacidade de se destacar, atuando em sincronia aos desejos dos clientes. Com essas soluções, suas operações ganham eficiência e, portanto, funcionam em uma base de custos menor a partir disso.

Diante de todas essas possibilidades, que tal se aprofundar no assunto? Neste conteúdo você confere o que é a inteligência de negócios, sua finalidade, como desenvolver essa prática no seu empreendimento e muito mais. Aproveite!

 

O que é inteligência de negócios?

 

Trata-se de um conjunto de metodologias, procedimentos, técnicas, estratégias, ferramentas e recursos implementados pelos negócios para encontrar maneiras de maximizar sua capacidade competitiva usando dados.

Assim, aplicam-se meios para coletar, armazenar, tratar e analisar esses insumos, transformando-os em informações relevantes a serem utilizadas em prol do empreendimento.

Os insights são obtidos a partir da avaliação de indicadores ou métricas, da identificação de padrões ou tendências, da definição de probabilidades e da antecipação de oportunidades ou dificuldades, permitindo que a empresa:

 

  • reaja com agilidade às mudanças;

  • atue preventivamente frente a ameaças;

  • torne as decisões mais eficientes;

  • aprimore os processos;

  • se alinhe às demandas, dores e necessidades do público-alvo;

  • acompanhe a evolução do mercado;

  • se mantenha em desenvolvimento;

  • inove e encontre soluções alternativas para cenários desafiadores.

 

Nesse sentido, tanto a elaboração de possibilidades — caminhos e chances — quanto os comparativos — históricos e mercadológicos — ou cruzamentos de causa e consequência são modelos úteis para alcançar uma visão completa.

 

Qual é a sua finalidade?

 

Qualquer empresa quer se manter e crescer frente ao mercado, certo?

A inteligência de negócios visa exatamente isso. Ou seja, sua finalidade é proporcionar aos donos de negócio acesso a informações relevantes que direcionem o empreendimento de forma estratégica para aumentar o aproveitamento de seus recursos.

Essa abordagem busca dar um passo além das metodologias administrativas comuns. Dessa forma, nos baseamos nos dados coletados para alcançar o máximo de resultado viável em cada ação estratégica, atuando sobre toda a organização.

 

Como esse conceito está ligado à otimização de recursos empresariais?

 

Quando se diz que a inteligência de negócios pretende tirar o máximo aproveitamento de todas as atividades organizacionais, é possível perceber que se trata de uma estratégia que oferece meios para otimizar os recursos corporativos.

Indiferentemente se são tecnologias, processos, operações, decisões, metodologias, ferramentas, tempo ou pessoas, todos são insumos empresariais que têm o potencial de ser continuamente melhorados.

Nesse sentido, adotar uma abordagem centrada na inteligência de negócios significa gerar ideias e traçar estratégias a partir de dados, resultando em maior eficiência para o seu negócio, o que leva a um aumento na competitividade e nos resultados conquistados.

 

Como desenvolver a inteligência de negócios?

 

A inteligência de negócios envolve um complexo conjunto de processos e utiliza uma variada gama de meios para entregar seus resultados.

Para desenvolvê-la é preciso agir em várias frentes. Veja a seguir as melhores dicas para fazer isso!

 

1) Conte com recursos tecnológicos

 

Os dados digitais são o principal insumo das análises de inteligência de negócios. Afinal, sistemas de gestão, plataformas de operacionalização, redes sociais e serviços de comunicação garantem um volume abundante deles.

Diante disso, soluções tecnológicas são os meios ideais para captá-los, unificá-los, organizá-los, compará-los e conectá-los. Tanto por facilitar e agilizar o processo quanto ao assegurar exatidão em sua realização. Portanto, investir nesse tipo de recurso é fundamental para atingir os objetivos dessa abordagem.

 

2) Treine os colaboradores

 

Desenvolver os processos de inteligência de negócios não para na utilização de tecnologias, já que o componente humano influencia e participa de todo o fluxo que gera os dados ou que implementa os insights obtidos.

Dessa maneira, a capacitação operacional deve abranger os funcionários que inserem informações em planilhas, sistemas ou plataformas digitais, os colaboradores que trabalham diretamente com as soluções analíticas, os tomadores de decisão e os empregados que recebem as orientações para implementar os direcionamentos decorrentes.

Associado a isso, treinamentos estratégicos e culturais auxiliam a incutir uma mentalidade de valorização a esses elementos, ensinando a responsabilidade atrelada ao papel de cada um para transformá-los em aplicações úteis.

 

3) Use dados atualizados e de qualidade

 

O uso de dados permite que os cenários, probabilidades e informações obtidas sejam realistas. Para tanto, a solidez das fontes é um fator decisivo. Isso inclui tempestividade e qualidade. A primeira requer que se mantenham atualizados por um processo contínuo de renovação.

Já quanto à segunda, a governança tende a ajudar, atuando para que o ambiente de armazenamento fique seguro e acessível apenas para pessoas autorizadas. Também é importante conferir se os subsídios que vêm de fora tenham recebido esse cuidado em sua origem.

 

4) Utilize meios de validação

 

Ainda no quesito qualidade, a validação é outra etapa que permite ter uma maior segurança nas informações. Basicamente, alguns dados estão errados e outros são enganosos. Um bom exemplo desse último caso é avaliar a quantidade vendida sem descontar as devoluções.

Também é possível que haja situações excepcionais ou sazonais que criam tendências irrealistas. Ou seja, realizar um processo de limpeza, eliminando elementos que podem gerar conclusões incorretas, se torna uma atividade-chave para garantir a excelência das ações decorrentes dos insights.

 

5) Implemente uma visão clara sobre objetivos e prioridades

 

Considerando que a inteligência de negócios é um processo capaz de gerar melhorias em diversas áreas organizacionais, ter uma visão clara sobre os objetivos de cada análise é essencial.

Pois, a falta de prioridades leva a ter muitas ideias de uma vez só, o que pelo volume dificilmente é viável de implementar em simultâneo e ao baixo aproveitamento dos insights, que perdem importância em um cenário de demora para serem aplicados.

Isso não significa deixar de utilizar o máximo potencial dos dados e sim implica em abordar a adoção de suas propostas em etapas. Uma boa dica é começar pelas situações críticas e pontos mais relevantes, a fim de minimizar problemas ou alcançar resultados rapidamente.

 

6) Fique de olho na concorrência

 

A inteligência de negócios não limita as suas análises externas aos clientes. Acompanhar o mercado como um todo e, em especial, a concorrência também precisa ser feito nesse contexto.

Tendo em mente que essa abordagem exige um estudo aprofundado, o benchmarketing é o mecanisco usualmente indicado para ser implementado a fim de observar, entender e responder às ações dos competidores.

Mais que apenas não perder espaço ou evitar ficar para trás quando as mudanças ocorrem, essa é uma tarefa que oportuniza o desenvolvimento de diferenciais que colocam o seu negócio em destaque perante o público.

 

7) Promova a melhoria contínua

 

O desenvolvimento de melhoria contínua é, ao mesmo tempo, um efeito e um requisito para que a inteligência de negócios atinja seus objetivos. Afinal, a partir da implementação dela, os processos, produtos ou serviços, estratégias e abordagens são otimizados. Entretanto, para que essa evolução aconteça de forma sistemática, aproveitando os dados, é necessário criar um fluxo de aperfeiçoamento permanente.

Além disso, na prática é possível aplicá-la para antecipar situações positivas ou negativas, permitindo planejar com antecedência a reação e, portanto, atuar de forma eficaz. Por fim, esse contexto propõe um modelo adaptável e ágil, capaz de funcionar progredindo proativamente.

 

Quais são os benefícios de investir na inteligência de negócios?

 

Como visto, ao implementar a inteligência de negócios são obtidas melhorias nas estratégias que otimizam a gestão dos recursos organizacionais. Em consequência disso, são alcançados outros benefícios que incluem:

 

  • melhor direcionamento dos investimentos, diante da priorização em relação a realidades;

  • qualificação da atuação da equipe e do posicionamento, causado pelo crescimento do conhecimento tanto sobre o empreendimento quando acerca do mercado;

  • capacidade de identificação e de aproveitamento de oportunidades, graças a uma visão completa do cenário;

  • redução de riscos, possibilitando à empresa prever e evitar ou responder com antecedência aos desafios;

  • diminuição de problemas administrativos ou burocráticos com a organização dos dados;

  • tomada de decisão segura, embasada em informações tempestivas, sólidas, realistas e confiáveis;

  • percepção e minimização de falhas, ao monitorar toda a organização;

  • aumento do foco no que realmente gera resultado, adotando ações precisas nos momentos necessários;

  • melhoria do relacionamento e da satisfação do clientes, por contar com subsídios relevantes sobre eles desde o planejamento;

  • eliminação de custos desnecessários, como gargalos, tarefas repetitivas, atividades que pouco agregam etc.;

  • desenvolvimento de pessoas e de operações, em um modelo de progresso conjunto permanente;

  • utilização de estratégias de marketing e vendas com maior chance de retorno, optando pelo que apresenta mais eficácia;

  • ampliação da previsibilidade como mecanismo proativo de avaliação de rumos;

  • reconhecimento de soluções e posicionamentos úteis em detrimento a ideias sem embasamento que não geram as consequências pretendidas;

  • elevação da produtividade da equipe, removendo atribuições inúteis;

  • alinhamento com o mercado, acompanhando o progresso dos concorrentes e as demandas dos consumidores.

 

Com todas essas informações sobre o assunto, já é viável perceber que a inteligência de negócios é um investimento certeiro para seu empreendimento crescer.

Isso se deve à sua abrangência, que vai desde a redução de custos até a implementação das melhores táticas de vendas. Ou seja, os recursos empresariais são otimizados de ponta a ponta.

 

https://blog.stone.com.br/para-que-serve-a-inteligencia-de-negocios/