Notícias Empresariais

Escolha uma categoria

Como criar uma boa campanha de Black Friday pro meu negócio?

Postado em 03 de Novembro de 2023 Notícias de Gestão

Com o início do mês de novembro, é essencial que você empreendedor prepare o seu negócio para aproveitar todos os benefícios que a Black Friday pode trazer.

 

Segundo o estudo realizado pela MField, foi identificado um crescimento de 32,2% na população que pretende efetuar alguma compra na Black Friday de 2023. O estudo também aponta que, apesar do canal preferido ser lojas online, mais de 18% do público entrevistado demonstrou interesse em realizar compras em lojas online e lojas físicas.

Pensando nisso, criamos esse artigo para ajudar você, comerciante, a desenvolver uma estratégia de divulgação eficaz para os seus produtos e serviços, potencializando as suas vendas, aumentando o seu reconhecimento de marca e otimizando os seus investimentos para alcançar o público online e a sua clientela local de uma vez só.

Conheça a Black Friday

A Black Friday, fenômeno global originário dos Estados Unidos, é celebrada na última sexta-feira de novembro, logo após o dia de ação de graças. Esse ano, a data oficial desse evento cai no dia 24.

Tanto para consumidores, quanto para comerciantes, essa data oferece uma oportunidade ímpar de concretizar sonhos e alcançar metas tão desejadas. Por um lado, observamos os clientes, que aproveitam este evento para comprar produtos por preços mais em conta, incentivados também pelo planejamento de compras para o natal e outras festas de fim de ano.  

Por outro lado, para os donos de negócio, a Black Friday representa um marco no calendário comercial. Impulsionando a economia e estimulando o espírito de consumo, essa data se revela uma oportunidade estratégica para os donos de negócio alcançarem uma série de objetivos, tais como:

  • o aumento das vendas;
  • atração de novos clientes;
  • crescimento da base de CRM;
  • ampliação da visibilidade da marca;
  • implementação de estratégias inovadoras de divulgação;
  • redução de estoques; e
  • aumento do ticket médio.

 

À medida que a Black Friday foi ganhando popularidade, comerciantes desenvolveram novas estratégias para se diferenciar em um mercado tão competitivo. Hoje, muitas empresas estendem suas promoções ao longo de todo o mês de novembro, proporcionando um período de compra prolongado e cheio de ofertas exclusivas!

Embora o ambiente virtual seja o preferido dos consumidores, é importante reconhecer que muitos clientes ainda valorizam a experiência física de compras no varejo. Diante desse cenário, nos perguntamos: será que é possível integrar as duas frentes para otimizar os esforços de marketing e melhorar os resultados nas vendas?

A primeira dica que damos aos empreendedores interessados em elaborar uma boa estratégia de divulgação de Black Friday é: prepare a sua loja física e o seu e-commerce para essa nova onda de demandas.

1. Conheça a sua Persona

Para além de mapear as preferências de compra, comportamentos de consumo e demandas específicas dos seus clientes durante a Black Friday, é importante conhecer a personalidade dos seus consumidores.

Em 1983, Alan Cooper, designer e programador, criou o conceito de Persona. Ao desenvolver um sistema de gerenciamento de projetos, ele identificou como uma representação semifictícia do público-alvo pode ajudar estrategistas a criar e desenvolver soluções inovadoras de design e interação.

Em termos simples, a persona retrata o seu perfil de consumidor ideal, embasando-se em dados coletados da sua base de clientes já existente.

Traçar esses padrões de personalidade e consumo ajuda no desenvolvimento de soluções mais eficazes de venda e comunicação que podem ir além da precificação e produto. A fim de criar esse personagem, o dono de negócio deve se fazer algumas perguntas, tais como:

  • Qual público a minha marca deseja alcançar?
  • Para quem devemos produzir conteúdos?
  • Com o que meus clientes trabalham?
  • O que fazem durante o dia?
  • Qual é a faixa-etária dos meus consumidores?
  • Como se informam?
  • Quais são as suas maiores necessidades?
  • Quais são os seus maiores desejos e metas pessoais?
  • Eu atendo mais de um nicho?
  • Quais serviços ou produtos eles mais compram na minha loja? Porque?

 

Através destas perguntas, a criação das suas personas não será pautada em suposições e percepções enviesadas, mas será fundamentada em informações reais, se tornando um recurso muito agregador e prático para a elaboração de um bom plano de marketing.

2. Estude os seus concorrentes

A análise de mercado tem como objetivo principal desvendar os pontos fortes e fracos da sua concorrência e entender quais argumentos serão mais eficazes em destacar a sua empresa na multidão.

Além disso, essa pesquisa também fornece insights importantes a respeito do comportamento e perfil dos consumidores desses estabelecimentos e a forma como eles engajam nas redes sociais.

Nesse momento inicial, é importante aprender quais gatilhos geram maior engajamento, quais ofertas foram divulgadas por parte das companhias e qual foi a proposta de valor adotada por cada um dos seus concorrentes. A análise de engajamento das publicações demonstra quais estratégias de redação ressoavam melhor com o público, e quais formatos de conteúdo deveriam ser priorizados.

A partir deste estudo, fica muito mais fácil mapear o diferencial do seu negócio perante a concorrência, melhorando o seu argumento de venda e posicionando a sua oferta de forma única e atraente para os consumidores durante a Black Friday.

3. Defina metas claras para a sua estratégia

Esta etapa embasará toda a sua campanha de Black Friday, então é importante estabelecer metas específicas e mensuráveis para acompanhar no dia a dia.

Ao determinar os seus objetivos, garanta que eles sejam realistas e levem em consideração o prognóstico de crescimento do mercado e do seu estabelecimento para o final do ano. Pense em todas as suas frentes de atuação e estipule metas para cada um dos seus canais, focando sempre na experiência e jornada de compra do seu cliente.

Abaixo, separamos alguns exemplos de indicadores-chave de desempenho (ou KPIs) que você pode selecionar para metrificar e acompanhar o sucesso da sua campanha:

  • Taxa de Engajamento: mede o envolvimento do público com o conteúdo de marketing, como nas redes sociais ou em campanhas de e-mail;

 

  • Taxa de Conversão (Loja e Site): mede a eficácia das campanhas em transformar leads em clientes. Pode ser calculado como o número de conversões dividido pelo número total de visitantes, multiplicado por 100 para obter a porcentagem;

 

  • Ticket Médio de Vendas: representa o valor médio gasto por cliente em uma única visita à loja;

 

  • Taxa de Rotatividade de Estoque: mede a rapidez com que os produtos são vendidos e substituídos dentro da loja. Uma alta taxa de rotatividade de estoque geralmente indica uma demanda saudável pelos produtos, enquanto uma baixa taxa pode indicar problemas; e

 

  • Retorno sobre Investimento: mede o retorno financeiro gerado por uma campanha de marketing em relação ao seu custo. É calculado subtraindo o custo do investimento da receita obtida e dividindo o resultado pelo custo do investimento, multiplicado por 100 para obter a porcentagem.

 

4. Elabore ofertas atraentes

No começo deste artigo, nós citamos a importância de conhecer o seu público-alvo e de se atualizar com relação às estratégias dos seus concorrentes. Agora, chegou a hora de por todos os seus levantamentos em prática e pensar em ofertas competitivas para superar as promoções dos seus adversários.

Tendo como foco o seu consumidor, suas preferências, hábitos e padrões de consumo, desenvolva ofertas atrativas com descontos, promoções e kits interessantes. Ao realizar essa etapa, certifique-se de que as suas ofertas sejam diferenciadas e agreguem valor real aos produtos ou serviços, incentivando o engajamento com os seus conteúdos e participação ativa dos leads no processo de compra.

5. Faça o mapeamento de todos os seus pontos de contato

Essa dica é crucial para o desenvolvimento de um plano de marketing verdadeiramente multicanal que integre estratégias online e off-line. A depender das preferências da sua persona, a sua escolha de canal, tom de voz e formato de conteúdo deve se adaptar.

Vamos supor que a sua persona tenha um perfil mais maduro e tradicional, pode ser que o canal com maior eficiência e conversão seja o e-mail marketing e mensagens automatizadas por Whatsapp.

Dito isso, caso você tenha um perfil de clientes mais jovem e descolado, pode ser que uma estratégia de divulgação pelo Tiktok e Instagram seja mais eficaz e gere em ainda mais vendas para o seu negócio

Tendo isso em vista, separamos alguns outros canais relevantes para se levar em consideração ao montar um bom planejamento de marketing:

  • Facebook e Instagram ads;
  • Tiktok ads;
  • Youtube;
  • Kwai;
  • X;
  • Threads;
  • Google Ads;
  • Site;
  • Loja física;
  • Outdoors;
  • Folhetos;
  • Comerciais, entre outros.

 

A partir da definição das metas e do mapeamento de canais, o próximo passo exige que você defina os pontos de contato prioritários na sua estratégia de divulgação. O objetivo é ser criativo e eficaz, otimizando os custos de investimento e maximizando o lucro do seu empreendimento convertendo ainda mais compras na sua loja física e no ambiente virtual.

6. Defina o conceito da sua Campanha de Black Friday

Quando falamos sobre conceitos de campanha, geralmente nos referimos à uma ideia ou abordagem criativa que representa a essência da sua marca e dos produtos oferecidos. Esse conceito geralmente se baseia em valores, benefícios e apelos emocionais que visam atrair e envolver o público-alvo.

O conceito da campanha será a fonte da qual toda a estratégia de marketing deve beber, guiando a criação de conteúdo, design, mensagens de publicidade e outras atividades relacionadas.

Tenha em mente que essa mensagem deve ser criativa, memorável e relevante para os seus clientes, comunicando efetivamente os valores da sua empresa e a proposta única de venda da marca ou produto.

7.  Determine a identidade visual da sua campanha

A identidade visual de uma campanha tem grande influencia nos resultados obtidos durante o período promocional. Sendo assim, é muito importante manter um design coerente com a sua marca para ter mais eficácia na divulgação de produtos durante esse período intenso de compras e promoções.

Alguns componentes são muito importantes ao desenvolver uma identidade visual de campanha. Citamos algumas delas abaixo:

  • Atualização do logotipo (opcional);
  • Inclusão de novos tons na paleta de cores (opcional);
  • Incorporação de novos elementos gráficos;
  • Padronização de estilo fotográfico e edição de imagens para a nova campanha;
  • Seleção de uma tipografia temporária (opcional);
  • Definição das novas diretrizes de uso (opcional); e
  • Regras de utilização e adaptação das artes em uma estratégia multicanal.

 

Garanta que a sua identidade visual permaneça consistente em todos os pontos de contato, incluindo mídias sociais, loja, site, e-mails e materiais impressos, criando uma experiência visual coesa e reconhecível. Ao estabelecer uma aparência visual unificada e atraente, você consegue destacar a sua marca da concorrência e atrair a atenção dos consumidores de forma consistente e impactante.

8. Crie o calendário editorial do mês de novembro

O calendário editorial é uma ferramenta essencial no mundo do marketing de conteúdo, que organiza e planeja a criação e publicação de conteúdos em diversos canais de forma consistente, proposital e estratégica.

O calendário editorial opera como um guia detalhado que ajuda a manter a disciplina e coerência na execução da estratégia de marketing de conteúdo.

Essa solução permite que equipes de marketing e criadores de conteúdo visualizem o panorama geral das atividades de criação e distribuição de conteúdo ao longo de um determinado período de tempo, seja mensal, trimestral ou anual e se planejem de acordo com as demandas mais prioritárias.

Além de organizar as datas de publicação, o calendário editorial também ajuda a definir os tipos de conteúdo a serem produzidos, como artigos de blog, tweets, vídeos e posts em redes sociais. Ao diversificar os formatos de conteúdo, as marcas conseguem atinfir diferentes segmentos de público de maneira mais eficaz. Consulte abaixo o passo a passo que criamos para facilitar a implementação de um calendário editorial no seu negócio:

  • Revise os objetivos de cada canal;
  • Pesquise palavras-chave e tendências de conteúdo nas redes sociais;
  • Defina os diferentes formatos de conteúdo por canal;
  • Estabeleça as diferentes editorias de conteúdo que você deseja compartilhar;
  • Atribua datas de publicação e prazos para a produção desses materiais; e
  • Publique os conteúdos e revise regularmente as estratégias.

 

Por meio de um calendário editorial bem elaborado, as equipes podem se planejar com antecedência, otimizar recursos, garantir a consistência da marca e promover uma melhor distribuição do conteúdo em diferentes canais.

9. Acompanhe os resultados e faça ajustes

Acompanhe de perto o engajamento do público com seu conteúdo durante a Black Friday, analisando as metas definidas no passo 3 para avaliar a eficácia da sua estratégia de conteúdo e identificar oportunidades de aprimoramento conforme as semanas forem passando.

Essa etapa é a única que precisa ser revisitada enquanto a campanha estiver no ar. Estabeleça uma periodização e revisite todos os seus KPIs para mapear o que está funcionando e o que precisa ser adaptado.

Com isso, é possível antecipar problemas e assegurar resultados ainda melhores nas suas vendas presenciais e virtuais.


Agora você já está pronto para divulgar todos seus produtos e serviços e vender na Black Friday!

Temos certeza que com dedicação e atenção, você vai desenvolver uma excelente campanha promocional, otimizando bastante os seus recursos e aumentando ainda mais as suas vendas!

Fonte: Blog Stone