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Marca registrada, razão social e nome fantasia: entenda as diferenças

Postado em 15 de Dezembro de 2023 Notícias de Gestão

Devido à crescente elevação das taxas de desemprego, muitos brasileiros têm visto com bons olhos a opção abrir o seu próprio negócio.

No entanto, essa atividade exige bastante dedicação e esforço, já que nos momentos iniciais de implementação o empreendedor já está sujeito a se deparar com inúmeros desafios.

Pensando nesses obstáculos iniciais de abertura e gestão de empresas, preparamos este artigo contendo as principais informações que você precisa saber sobre os conceitos de razão social, nome fantasia e marca.

Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é razão social?

Em termos simples, a razão social é o nome oficial da sua empresa que fica registrado nos órgãos do governo e no cartório. Nesse sentido, a razão social é o nome que você usará em contratos, documentos legais, notas fiscais e outras papeladas importantes da empresa.

Essa razão social, também chamada de denominação social ou nome empresarial, é o nome "oficial" vinculado ao CNPJ, que serve como a identidade legal da empresa. É crucial lembrar que a razão social deve ser única para cada empresa, o que significa que, ao criar a sua, é necessário escolher um nome que não esteja registrado em nenhuma outra empresa do mesmo estado ou ramo de atividade.

O que é nome fantasia?

O nome fantasia ou "nome de fantasia" é como a empresa é conhecida publicamente, ou seja, é o nome que os seus clientes costumam usar no dia a dia para se referirem ao seu negócio.

Ao abrir uma empresa, você deve escolher um nome que seja fácil de lembrar e esteja relacionado ao seu negócio, facilitando a divulgação dos seus produtos e o reconhecimento da marca pelo público.

Embora o nome fantasia possa ser igual à razão social, isso não é muito comum. Assim como a razão social, o nome fantasia também precisa ser registrado no cartório ou na junta, mas não é necessário incluí-lo no contrato social da empresa.

O que é marca?

Diferentemente do que muitos pensam, a marca não é a mesma coisa que o nome fantasia. Ela se baseia no nome ou imagem pelo qual a empresa será reconhecida dentro do mercado, ou seja, a identidade do seu negócio.

Logo, a marca necessita de um registro específico para que seja unicamente vinculada com a sua empresa. Esse registro deve ser feito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A marca registrada garante ao titular o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica pelo período de dez anos.

Vale lembrar que, antes de iniciar os protocolos necessários para registrar a sua marca, é importante fazer uma pesquisa de mercado para garantir que não há nenhuma outra empresa já operando com o termo escolhido no seu ramo de atividade no Brasil.

Como escolher um nome de marca para sua empresa?

Agora que você tem uma melhor noção sobre o que é razão social, nome fantasia e marca, percebe-se que cada um desses conceitos tem uma função e utilidade diferente e que necessitam de estratégias e conhecimentos para serem criados durante o processo de abertura de uma empresa.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas de como você pode escolher um bom nome de marca para o seu negócio, tendo como base alguns aspectos fundamentais do processo de seleção de nomes. Confira!

1. Foque em palavras-chaves

O primeiro passo para a criação de um nome de marca é buscar as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio.

Basicamente, o nome deve ser relacionado ao tipo de produto ou serviço que você oferece. Além disso, deve levar em consideração o perfil do seu consumidor e utilizar a criatividade para que a marca tenha sua própria individualidade e personalidade, se comunicando de forma mais efetiva com o seu  nicho de clientes.

2. Escolha um nome fácil de lembrar

É indispensável encontrar um nome claro e objetivo para seu negócio.

Desse modo, ele será facilmente vinculado à sua empresa pelo público-alvo, aumentando sua clientela.

Além disso, é preciso levar em conta que, diferentemente de nomes longos e complicados, nomes pequenos e práticos são mais facilmente encontrados nas redes sociais, tornando a divulgação mais eficaz.

3. Busque um nome único

Encontrar um nome individual e único para sua empresa não é tão difícil como parece, apesar de ser um passo muito importante para que o seu negócio seja bem-sucedido. Sugerimos nessa etapa que você diga os princípios da técnica de brainstorming ou "tempestade de ideias".

Este processo é tipicamente realizado em grupos, mas pode ser adaptado para uma atividade individual.

A ideia por trás deste exercício é que os participantes compartilhem sugestões de nomes de forma livre e espontânea, sem críticas ou julgamentos. O objetivo é criar um ambiente colaborativo e receptivo, onde as ideias mais inovadoras possam surgir em maior volume. Após a coleta, o grupo revisa as opções e analisa as sugestões para identificar as mais promissoras e desenvolvê-las posteriormente.

Esse processo é ótimo para "fugir do óbvio" e trazer para a sua marca um pouco mais de originalidade e personalidade.

4. Confira se já há registro do nome por outra empresa

Por fim, devemos analisar a disponibilidade do nome escolhido. Lembre-se de que a marca de uma empresa leva consigo não apenas um nome, mas a identidade do seu negócio.

Sendo assim, é necessário que o nome seja único e nunca antes registrado, para que seja associado exclusivamente às atividades da sua empresa.

Para fazer este consulta, basta realizar uma pesquisa no site do INPI e ver se o nome já foi utilizado. No caso de não haver outras empresas usando esse nome de marca com registro, seu negócio poderá então seguir com os protocolos de registro conforme indicado no guia básico do Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Essas foram as informações acerca das principais diferenças entre razão social, nome fantasia e marca. Percebe-se que existem diversos meios de realizar a escolha de nomes para sua empresa, basta buscar criatividade, individualidade e clareza para que eles sejam facilmente vinculados ao seu negócio dentro do mercado. Conhecer melhor esses conceitos é um grande passo para garantir um maior conhecimento dentro da área e proporcionar à sua empresa mais qualidade e reconhecimento.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre nome social, nome fantasia e marca registrada, fica mais fácil se organizar para abrir o seu negócio! Ter um bom entendimento desses conceitos é um grande passo para adquirir mais conhecimento na área e dar à sua empresa mais qualidade, reconhecimento e chaces de se tornar um case de sucesso.

Fonte: Blog Stone.