Notícias Empresariais

Escolha uma categoria

Empreendedores devem focar no planejamento estratégico para 2024

Postado em 29 de Dezembro de 2023 Notícias de Gestão

Com a chegada do final do ano, os empreendedores começam a avaliar as realizações de suas empresas e programar as metas para o próximo ano.

 

Para o empresário Marcos Alexandre, o planejamento estratégico é fundamental para um bom direcionamento. “As metas são aquilo que vão te levar a cumprir o planejamento estratégico, mas levando em consideração objetivos reais. É preciso pensar em projetos que possam ser cumpridos e desenvolvidos com maestria, e que se possível, superados durante o ano.

 

A meta precisa ser desafiadora, mas também alcançável”.   O especialista destaca ainda que o desdobramento das metas por setores e períodos do ano ajuda o empreendedor a cumprir o que está planejado para o empreendimento.

Em uma avaliação interna, é importante destacar os objetivos principais, seja prospecção de novos clientes, marketing, diferenciação no mercado e treinamento do time. “As metas precisam seguir, principalmente, em três pilares: financeira, desempenho e satisfação dos colaboradores e felicidade dos clientes. Quem quiser se diferenciar tem que trabalhar mais, atrair novos compradores, aumentar os itens vendidos para os consumidores ativos, tem que se esforçar mais e focar bastante na satisfação do cliente, afinal quem manda é ele”, explica Marcos Alexandre.

Em resumo, o planejamento estratégico serve como um roteiro que guia a empresa na definição de metas e ações necessárias para alcançá-las. Analisando cenários e recursos disponíveis, servindo como base para inovação e adaptação em um mercado em constante mudança. “Para um bom planejamento é preciso analisar as principais forças, quais são as limitações e as demandas do mercado e a partir daí criar pelo menos cinco objetivos principais, a partir daquilo que é possível dominar. Eu controlo treinamento para o meu time, a prospecção de novos clientes, meu marketing, contratar os melhores profissionais, se eu estou encantando o meu cliente, essas e outras são coisas que podemos controlar”, finaliza o CEO.

 

Fonte: Contábeis