Notícias Empresariais

Escolha uma categoria

Erros comuns que fazem Pequenas Empresas naufragarem

Postado em 17 de Maio de 2018 Notícias de Gestão

Quais são as causas da crise financeira da sua empresa?

Já parou para pensar sobre o assunto?

Após escrevermos sobre a recuperação judicial, alguns empresários nos perguntaram de que forma seria possível avaliar se esse procedimento seria válido ou não para suas empresas.

 

A resposta a essa pergunta não pode ser fornecida através da internet.

Somente conhecendo mais profundamente os problemas da empresa e diante de números concretos é que poderíamos junto com o empresário avaliar, se o negócio consegue ou não ter alguma vantagem com a recuperação.

 

De todo modo, o ideal é que antes de a empresa entrar em coma e começar a respirar com ajuda de aparelhos, o próprio empreendedor compreenda os motivos que levaram à crise.

Encontrando as origens do problema é possível atacar as causas.

 

Entretanto, como sabemos o quanto é difícil para quem está no olho do furacão perceber um caminho por onde começar, elaboramos abaixo uma pequena lista de problemas comuns que normalmente fazem as empresas naufragarem:

 

 

1-) Concentração de vencimentos

O empresário precisa dominar o conceito de fluxo de caixa, não tem jeito, se você não gosta de números, não empreenda. Não se iluda acreditando que a empresa de contabilidade cuidará das suas financas, não é assim que funciona.

 

É necessário ter uma planilha com contas a pagar, créditos a receber e vencimentos. Se o empresário concentra vários vencimentos (além daqueles fixos) em um único mês por exemplo, a chance de não ter fluxo de caixa para pagá-los é alta. Até que ponto é vantagem solicitar um empréstimo para começar a pagar em 60 dias se na data de vencimento existirão outras contas extras a serem pagas? Já parou para pensar sobre isso?

 

A maioria das micro e pequenas empresas que fecham no Brasil, cometem erros ligados a falta de controle e planejamento financeiro. Empreender requer conhecimento, procure estudar sobre tudo o que envolve a atividade empresarial e caso necessário, contrate profissionais especializados em áreas que você não domina, afinal, é impossível saber tudo.

 

2-) Alavancagem excessiva

Quando uma empresa está bem, é muito fácil e muito farto o crédito. Os bancos aumentam cada vez mais os limites, vendem facilidades na troca de duplicatas e o empresário menos atento vai se enredando em um mar de dívidas que em algum momento precisarão ser pagas.

 

O que acontece no momento de crise? O crédito começa a escassear, a tentação de emitir duplicatas frias passa a ser grande e o empresário que tinha apenas um problema a administrar, acaba encontrando dois ou mais.

 

Planeje o crescimento da sua empresa, antes de fazer utilização de um crédito, avalie se aquela alavancagem é de fato necessária naquele momento ou se não existem outras formas de capitalização que não envolvam endividamento.

 

 

3-) Calote

Empresas que dependem de poucos clientes e trabalham com margens de lucro muito pequenas, entram em crise quando algum de seus clientes se torna inadimplente. O lucro de um acaba sendo direcionado para cobrir o rombo deixado pela inadimplência do outro.

 

Nesse ponto, devemos perguntar: você como empresário, sabe precificar corretamente os seus produtos e/ou serviços? Uma parte dos empresários afirma que precifica sua mercadoria de acordo com o preço de mercado, outra parte, afirma que precifica de acordo com os custos envolvidos na comercialização e o lucro pretendido.

 

Existe algum erro nessas duas formas de precificação? Não necessariamente, ambas se complementam. O empresário que avalia apenas os próprios custos sem considerar o preço do mercado está condenado a perder a competitividade, o que é bastante perigoso.

 

Por outro lado, o empresário que não avalia os custos de produção ou revenda, também correrá o risco de perder dinheiro e ser obrigado a fechar as portas.

 

Caso todo esse tema seja muito complicado para uma microempresa ou empresa de pequeno porte, cerque-se de profissionais capacitados à auxiliarem, faça investimentos inteligentes.

 

Existem outras causas mais ou menos complexas do que essas mencionadas acima e se você for um novo empreendedor, fique atento para não cometer esses erros. Caso seja um empreendedor experiente que já caiu em algumas dessas ciladas, não tem problema, sempre é tempo de aprender com os erros e recomeçar.

 

Via Questão Empresarial

 

Fonte .....: https://www.jornalcontabil.com.br/erros-comuns-que-fazem-pequenas-empresas-naufragarem/