Notícias Empresariais

Escolha uma categoria

O que muda na contabilidade com os avanços da tecnologia?

Postado em 07 de Março de 2019 Notícias de Tecnologia

Principalmente nas últimas duas décadas, a tecnologia tem dado saltos consecutivos na própria evolução. Se, por um lado, está facilitando a vida de muita gente, por outro, tem forçado as pessoas e todos os setores da economia a acompanhar e se adaptar cotidianamente aos avanços que, tão logo chegam, já precisam dar lugar a outros ainda mais recentes.

As empresas, o poder público e os profissionais de contabilidade também têm surfado nesse tsunami de novidades e, ao longo desses anos, vêm adotando medidas que paulatinamente modernizam as atividades fiscais, financeiras e contábeis.

A implementação desses avanços na rotina contábil do país representa melhoria para todas as partes, uma vez que dificulta a ocorrência de fraudes e aumenta a arrecadação para o Estado, otimiza a gestão nas empresas e fornece mais agilidade e precisão ao trabalho do contador.

 

É grande o impacto que a evolução tecnológica tem causado no empreendedorismo e na contabilidade. 

As ferramentas fiscais e contábeis

 

O Brasil possui uma legislação tributária extremamente detalhista, complexa e em alguns casos até caótica. Embora muita coisa na legislação ainda aguarde por melhorias e simplificações, alguns passos importantes já foram dados.

E, se isso não tornou menos complexa a prestação de contas ao Fisco, certamente ajudou a agilizar e economizar bastante tempo, uma vez que algumas dessas ações consistem em unificar várias obrigações e operações em plataformas que as integram.

Programas de informatização dos processos implementados pelo Governo, como por exemplo o eSocial e os modelos de escrituração digital (Sped, ECF e ECD) bem como a possibilidade de emissão de notas fiscais eletrônicas, já facilitam a vida de muitas empresas e dão maior poder de fiscalização ao Governo Federal, aos Estados e Municípios.

O controle financeiro e gerencial

A contabilidade é uma importante ferramenta de gestão empresarial que vem tendo a tecnologia da informação como importante parceira nessa missão de fornecer aos gestores e investidores das empresas conteúdos analíticos baseados na interpretação dos dados.

Sistemas de gestão e automação comercial já são comuns e imprescindíveis em qualquer tipo de negócio.

Estes sistemas, se utilizados de forma disciplinada, possibilitam um registro fiel de todas as operações de uma empresa, de compra, venda, pagamentos, recebimentos, parcelamentos, capital de giro, controle de estoque e muito mais.

A geração de relatórios e a possibilidade de cruzar dados, integrando diferentes setores de uma firma, também é realidade em muitas das opções existentes no mercado, facilitando em muito o trabalho dos funcionários que alimentam o sistema e dos contadores que sistematizam e interpretam as informações auxiliando nas estratégias e tomadas de decisões.

As vantagens do armazenamento virtual

Não apenas a possibilidade de digitalização de arquivos físicos, como também a opção da geração de documentos exclusivamente virtuais, representam uma economia expressiva de recursos, tempo e espaço físico. Junte tudo isso ao advento da computação em nuvens (cloud computing) e você tem a receita do que é ter a sua empresa com o pé no futuro, livre daquele aroma de mofo comum nas empresas de antigamente.

A importância deste aspecto para a sustentabilidade e responsabilidade ecológica é refletida na economia de papel e outras plataformas físicas, mas além disso também significa um ganho em segurança para os documentos da empresa, afinal, documentos armazenados nas nuvens não estão suscetíveis a acidentes como incêndios ou desgaste por outras adversidades climáticas.

O armazenamento virtual ainda permite funcionalidades como o acesso remoto, o compartilhamento rápido e a verificação de autenticidade em documentos, dentre outros níveis de interatividade e integração praticamente ilimitados. 

A importância da atualização profissional

Como comentamos no início do artigo, porém, tantas novidades demandam atualizações constantes e contínuas do profissional de contabilidade para que estes avanços possam ser implementados com segurança e propriedade nas empresas.

É certo dizer que bons profissionais de contabilidade estão acostumados com a necessidade perene de estar atualizados, afinal as próprias Leis, alíquotas, normas e protocolos também se alteram na mesma velocidade da tecnologia.

Portanto, contar com profissionais qualificados e antenados nas mudanças também é uma forma de fazer as tecnologias trabalharem a seu favor.

Conteúdo via Multicontabilidade

Fonte .....: https://www.jornalcontabil.com.br/o-que-muda-na-contabilidade-com-os-avancos-da-tecnologia/