Notícias Empresariais

Escolha uma categoria

CONSELHOS DE GESTÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS EMPRESAS

Postado em 13 de Dezembro de 2019 Notícias de Gestão

Entender sobre gestão financeira para pequenas empresas é fundamental. Afinal, duas a cada cinco empresas fecham em menos de dois anos, segundo o Sebrae, por falta de uma boa gestão

Você realiza diariamente o controle do fluxo de caixa? Sabe quais são os retornos dos seus investimentos? Saiba que são questões fundamentais para que o seu negócio possa prosperar. Todavia, sabemos que muitos empreendedores não têm conhecimento sobre gestão financeira para pequenas empresas. Pensando neles, decidimos compartilhar algumas dicas fundamentais sobre o assunto. Confira!

Entenda os conceitos

Capital de giro, lucro, dividendos, investimento, contas a pagar, fluxo de caixa. Os termos podem parecer um pouco complicado, mas será fundamental entender o conceito de cada um e sua aplicação para conseguir desenvolver uma gestão financeira realmente eficiente.

É interessante, por exemplo, realizar um curso básico sobre gestão financeira. Há muitos que são online e não exigem um investimento alto. O conhecimento será fundamental para que a empreendedora consiga fazer o seu negócio prosperar.

Crie objetivos e metas

Não adianta abrir um negócio e tocar ele sem saber para onde ir. A empreendedora precisa desenvolver um plano de negócio. O documento permitirá que ela consiga definir seus objetivos. Uma pergunta simples: você sabe onde seu negócio estará daqui a cinco anos?

Caso não tenha resposta, saiba que você precisa definir o futuro. A definição permitirá que você trace metas e estratégias para chegar exatamente onde você quer. Não pense pequeno, mas também seja realista.

Use ferramentas de gestão financeira

Atualmente, há muitas ferramentas, como para fluxo de caixa, que permitem realizar uma gestão mais eficiente. Além disso, elas são essenciais para produzir relatórios confiáveis e que permitiram a tomada de decisão estratégica mais segura. Alguns exemplos de ferramentas são: Nibo, Contaazul, Bling, Yupee etc.

Faça balanços financeiros

A gestão financeira eficiente de um negócio exige que, ao menos, semestralmente seja feito um balanço. É por meio desse balanço que a empreendedora entenderá, por exemplo, como está o seu caixa, quais são as maiores despesas, o que é necessário realizar para continuar crescendo e muito mais.

Desenvolva um planejamento tributário

Os impostos são um dos maiores inimigos de pequenas e médias empresas. Justamente por isso é extremamente importante desenvolver um planejamento tributário do seu negócio.

Por meio dele, é possível reduzir o pagamento de impostos de forma legal (a prática é conhecida como elisão fiscal). Só que para realizá-lo será necessário estudar bastante sobre o Sistema Tributário Brasileiro, que é um dos mais complexos do mundo, ou contar com a ajuda de um profissional.

Calcule o ROI

O ROI é um cálculo realizado para compreender como estão os retornos sobre os investimentos. A fórmula pode ser utilizada para qualquer ação que a empresa precisa compreender se está no caminho certo ou não.

A fórmula é a seguinte: (Lucro do Investimento – Investimento Inicial) ÷ Investimento Inicial

Você precisará do lucro do investimento e do investimento inicial que deve constar o orçamento de todo o processo.  Vamos pensar que uma empresa que investiu R$20 mil em marketing, ok? Ela obteve um lucro do investimento de R$50 mil. A fórmula ficaria da seguinte maneira:   20.000 – 50.000 ÷ 20.000 = 1,5.

Desta forma, podemos dizer que o investimento gerou um retorno de 1,5 maior, o que é algo positivo. A empresa obteve um retorno de 150%. É preciso lembrar que quanto o resultado é negativo, a empresa está tendo prejuízo.

O ROI oferece diversas vantagens, como economia financeira, decisões estratégicas com mais chances de sucesso etc. Você pode conferir mais sobre o assunto neste artigo.

Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um instrumento indispensável para uma empresa. Por meio dele, é possível acompanhar a movimentação financeira de entrada (receita) e saída (despesas). Com isso, o empreendedor pode tomar decisões com mais embasamento e melhorar o desempenho financeiro do seu negócio.

Algumas vantagens de ter um controle do fluxo de caixa adequado são:  maior controle e gestão dos gastos; controle financeiro adequado; proporciona um planejamento adequado; tomada de decisão com mais segurança e por aí vai.

Por fim, vale lembrar que a gestão financeira de pequenas empresas deve contar com a ajuda de um escritório de contabilidade. O contador será um aliado do seu negócio, pois realizará diversos serviços, como planejamento tributário, controle do fluxo de caixa e muito mais. Ficou interessado em entender mais sobre o assunto? Leia nosso artigo e descubra como funciona a contabilidade para pequenas empresas. 

Fonte: https://aberturasimples.com.br/gestao-financeira-para-pequenas-empresas/