Notícias Empresariais

Escolha uma categoria

Conheça 5 Vantagens do Planejamento Estratégico

Postado em 14 de Fevereiro de 2020 Notícias de Gestão

Está pensando em desenvolver o seu, mas ainda não sabe quais são as vantagens do planejamento estratégico?

Saiba que neste artigo você encontrará a resposta. Só que antes queremos saber: você realmente sabe o que é um planejamento estratégico? Caso ainda tenha dúvida, saiba Peter Drucker, autor do livro Introdução à Administração, define como um processo contínuo e que proporciona maior conhecimento possível do futuro.

“[Para] tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”, explica.

5 vantagens de desenvolver um planejamento do seu negócio

Ao pensar que uma estratégia é um caminho para alcançar determinado destino, já podemos definir seu propósito como uma vantagem. Só que não para por aí. Há outras vantagens que devem ser levadas em consideração por quem ainda não se convenceu de que o planejamento é algo benéfico para o negócio.

1. Conhecer a própria identidade

Para definir o futuro e onde o negócio quer chegar em dois, cinco ou dez anos, por exemplo, o empreendedor precisará conhecer muito bem a identidade do próprio negócio.

Afinal, quando não se sabe quem se é, dificilmente saberá onde se quer chegar.  Neste sentido, o planejamento estratégico faz com que o empreendedor tenha uma reflexão sobre o propósito, missões, valores e visões da sua empresa.

2. Definir onde está e onde chegar

Já mencionamos isso, mas vale a pena reforçar. Por meio de planejamento estratégico, o empreendedor conseguirá definir seus objetivos. A partir disso, também definirá quais metas devem ser alcançadas para conquistá-lo.

3. Traçar estratégia para alcançar objetivos

Após traçar os objetivos, será necessário criatividade para que a equipe consiga desenvolver estratégias realmente eficientes.

Exemplificando: supondo que uma empresa de marketing deseja se especializar somente em moda e tem como objetivo captar 10 contas em três anos.

Neste sentido, como estratégia, a empresa define que fará um reposicionamento da marca e desenvolverá ações de divulgação em eventos de moda.

4. Proporciona vantagem competitiva

A verdade é que a maioria das empresas não atua com planejamento estratégico. Inclusive, 55% das empresas que fecham, em menos de dois anos, é por falta de planejamento prévio, segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  

Isso demonstra que empresas que realmente atuam com um bom planejamento tem mais chances de continuar firmes no mercado e também de se tornarem competitivos, já que estarão sempre pensando em como se destacarem e conquistarem seus objetivos.

5. Promove o engajamento dos colaboradores

O desenvolvimento do planejamento é realizado, normalmente, pelo líder. Contudo, pode, e deve, contar com a ajuda da equipe. Inclusive, é algo fundamental que a equipe participe do seu desenvolvimento.

Isso porque a participação de todos será essencial para ter outras visões do negócio. Além disso, quando a equipe está integrada com as decisões, ela se tornar mais engajada com o trabalho, pois sabe onde a empresa quer chegar e o que precisa ser feito.

Após ler este conteúdo, esperamos que você tenha compreendido as vantagens do planejamento estratégico. Agora nossa recomendação é que você desenvolva o seu. Caso não saiba como fazer, recomendamos que você leia nosso artigo sobre o assunto.

Fonte: https://aberturasimples.com.br/vantagens-do-planejamento-estrategico/