Notícias Empresariais

Escolha uma categoria

Tudo o que você precisa saber para abrir um pequeno negócio

Postado em 09 de Abril de 2021 Notícias de Gestão

Um dos primeiros passos para abrir um pequeno negócio é ter uma base de conhecimento que te permita empreendedor com mais segurança. Diante disso, saiba que está no conteúdo certo, pois aqui vamos explicar tudo o que um novo empreendedor precisa saber para obter seu negócio.

O primeiro passo é: a ideia

Há duas maneiras de abrir um pequeno negócio. A primeira é por meio de uma ideia, neste caso chamamos de empreendedorismo por oportunidade. Isso ocorre quando o empreendedor percebe que há uma necessidade dentro da sociedade no qual seu produto ou serviço deverá supri-la.

A segunda maneira é por meio do empreendedorismo por necessidade. Neste caso, a pessoa investe em algo que possa ser lucrativo. Independentemente da maneira que deseja empreendedor, há algo que é um fato: é necessário saber por que caminho seguir.

Ter uma ideia de negócio é fundamental. Se você ainda não sabe no tipo de empresa que deseja abrir, nossa recomendação é que leia algumas ideias de negócios lucrativas em 2021.

 O segundo passo é: pesquisa

O seu dinheiro vale muito. Por isso, antes de abrir seu pequeno negócio, é fundamental pesquisar muito. Supondo que você deseja abrir uma padaria, ok?

Recomendamos fortemente que você pesquise em blog ou jornais e revistas especializadas como está o mercado que deseja empreendedor. Veja os dados do ano anterior, procure por estimativas de crescimento.

Além disso, após a análise de mercado, é essencial que o empreendedor saiba quem serão seus concorrentes, como eles atuam no mercado e o que pode ser feito para promover um produto ou serviço diferente do que já existe.

O terceiro passo é: plano de negócio

Através dele, você conseguirá ter uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida.

Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.


Para desenvolver esse planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também sobre o público que você deseja atingir, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio

O que é o seu negócio? É Preciso que você saiba qual a missão da empresa, o porquê ela existe e quais são os seus valores. Quais serão os principais serviços e/ou produtos oferecidos? Defina qual será a área de atuação da sua empresa, as obrigações fiscais e o setor de atividade.


É necessário deixar estabelecido quem serão seus principais clientes, quem é o público-alvo. Faça uma análise de mercado sobre o que os clientes procuram no seu ramo de negócios. Analise também seus concorrentes, descubra a maneira como eles trabalham, quais são pontos negativos e positivos do seu método de funcionamento.


Qual será a estrutura operacional da empresa? Defina quantas pessoas serão necessárias na sua empresa e como acontecerá todo o funcionamento dela. Você sabe quem será o seu fornecedor? Faça pesquisas de preços, compare e encontre o que mais combina com a sua empresa.


Você não pode esquecer de construir cenários e desenvolver planejamentos estratégicos e de marketing. Monte um detalhado planejamento financeiro. Coloque informações sobre de onde virá os recursos e o que será feito com eles. Qual será o faturamento mensal, em quanto tempo espera que o capital investido retorne e como você irá lidar a longo prazo com as suas finanças.

O quarto passo é:teste a viabilidade da sua ideia

Imagine que você tem uma ideia realmente interessante. Só que quando aplicada a realidade não faz nenhum sucesso.

Pense também que você poderia ter uma boa ideia só que para colocar em prática seria necessário investir um recurso muito alto (e que você não tem).

Nesse sentido, a viabilidade é essencial, pois permite testar sua ideia e aperfeiçoar o produto/serviço.

O quinto passo é: crie um nome de impacto para a sua empresa

O nome da sua empresa precisa refletir o produto ou serviço com que ela trabalha e o seu propósito no mercado.

Além disso, é importante que seja memorizado com simplicidade e tenha impacto no público-alvo.

Algumas dicas interessantes para escolher o bom nome são: faça uma lista de todas as ideias de nome, escolha as opções mais interessantes, questione seu público se o nome realmente é bom e avalie com sua equipe.

O sexto passo é: determine os recursos necessários

Após desenvolver o plano de negócio, é hora de colocar no papel o valor para investimento inicial. Avalie quanto você tem e o quanto será necessário. É essencial fazer um planejamento detalhado, ou seja, especificar todo material, máquinas, custo com contratação de colaboração etc.

O sétimo passo é: encontre o local ideal para o seu negócio

O local determinará, em grande parte, o sucesso do negócio. Diante disso, a escolha deve ser estratégica. Algumas questões fundamentais para pensar são: movimentação, se o público-alvo está na região, segurança etc.

O oitavo passo é: desenvolva um plano de marketing

Criar um plano de marketing é realmente algo benéfico para empresas que querem crescer, mensurar resultados e atuar de forma estratégica. O documento permite aumentar as vendas, melhorar o posicionamento da marca e ainda fidelizar os clientes.

Todavia, os benefícios só poderão ser observados se o plano for desenvolvido com qualidade.

Algumas questões que não devem faltar são: análise do ambiente, público-alvo, definição da marca, posicionamento da marca no mercado, objetivos e metas, estratégias, implementação das estratégias, mensuração dos resultados.

Agora que você já sabe o caminho para abrir um pequeno negócio recomendamos que baixe nosso ebook para entender todo o processo burocrático necessário para ter um negócio dentro da lei.

 

Fonte: https://aberturasimples.com.br/abrir-um-pequeno-negocio/