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Black Friday Para Empreendedores: Veja como se preparar para faturar nesta data

Postado em 22 de Outubro de 2021 Notícias de Gestão

Vender mais, conquistar novos clientes e reforçar os laços com aqueles mais antigos, que não abrem mão de comprar da sua empresa: tudo isso faz sentido para você?

Se sim, então está chegando a hora certa para colocar tudo isso em prática na Black Friday! Independente do tamanho ou do nicho da sua empresa, você pode aproveitar essa data e, inclusive, pode até vender online,  mesmo sem possuir site ou usar maquininha de cartão de crédito´. 

“Gostei da ideia, mas não sei nem por onde começar.” 

A Conta Azul sabe o quanto é intenso o dia a dia dos empreendedores. Às vezes, falta tempo até para as coisas mais simples, não é mesmo? Apesar disso, participar da Black Friday não é tão difícil assim e você pode faturar bastante se organizando e se planejando bem para essa data.

Para te ajudar a se preparar melhor para a Black Friday, a Conta Azul preparou este checklist especial e completo, e abaixo, abordamos tudo o que você precisa saber sobre essa data tão aguardada pelos comerciantes e pelos clientes. 

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Checklist da Black Friday: por onde começar?

 

Confira se você está preparado para a demanda

Você tem uma loja virtual de roupas? Um restaurante? Trabalha com cestas de café da manhã? Ou então, é acupunturista e vai oferecer desconto nas sessões? 

Se preparar para a demanda inclui vários aspectos, que dependem do tipo de negócio e vão muito além de ter estoque e uma equipe disponível. Lembre-se também que a qualidade do que é entregue é tão importante quanto à venda. 

Dificilmente um cliente vai encomendar novamente uma cesta de café da manhã com você se ela chegar faltando itens ou em uma apresentação mediana, devido à entrega que não foi bem feita. Ou então, é muito provável que desistam de comprar em sua loja de roupas depois de uma longa espera por uma resposta simples nas redes sociais, como o valor de uma blusa. 

Agora, no caso de serviços que são executados por você, tenha atenção à demanda que realmente consegue absorver. Se você for massagista, por exemplo, pode até conseguir realizar 8 sessões em um dia, mas questione-se: isso é realmente saudável para mim? A qualidade será a mesma para todos os clientes?  

E, nas situações que envolvem entregas, é importante garantir que esse processo seja realizado com qualidade. Se necessário, faça até contratações temporárias. 

Por fim, analise todos os processos que são realizados na sua empresa, independente do tamanho e verifique o que será preciso ajustar para dar conta de uma demanda mais alta. 

É importante também ter o controle, se possível em tempo real, do estoque e das entradas e saídas da empresa. Assim, você pode tomar decisões mais rápidas diante de imprevistos, como a falta de produtos. 

Defina uma data de início e fim para a sua campanha

Quando vão começar as postagens das promoções em suas redes sociais? As ofertas irão durar apenas um único dia, ou você está pensando em aproveitar o mês inteiro?

Estabelecer a data de início e do fim da campanha da Black Friday é fundamental para você definir uma série de coisas, como a quantidade do estoque e a necessidade de contratações temporárias, por exemplo.

Descontos apenas na sexta-feira!

Promoções o mês inteiro ou até quando durar o estoque!

Definir os prazos para sua campanha pode ajudar até mesmo nos seus argumentos para vendas. 

Pesquise o que seus concorrentes fizeram ano passado

Pesquise as ações que foram realizadas na última edição da Black Friday por seus concorrentes diretos e indiretos.

Aproveite e analise como foram as promoções em outras datas comemorativas. 

Outra coisa interessante é analisar as redes sociais da concorrência e o que dizem os comentários dos seguidores. 

Determine o que será oferecido na promoção (produtos e descontos)

Para escolher quais produtos entrarão em oferta, é importante:

  • Verificar, dentre os produtos e serviços mais vendidos, quais deles possuem margens mais altas e estoque disponível;

  • Conversar com seus fornecedores sobre a alta da demanda na semana da Black Friday, a fim de garantir o estoque e descontos com o volume e antecipação das compras;

  • Analisar os seus números de venda das últimas promoções e edições da Black Friday. 

A Conta Azul pode ajudar você a ter na palma da mão todos os dados importantes do negócio. Clique aqui e experimente grátis!

Crie estratégias de marketing digital e promoção

Este é um dos itens mais importantes do seu checklist da Black Friday

Através do marketing digital, você pode alcançar muitas pessoas sem precisar investir tanto dinheiro. Comece preparando o assunto das suas postagens sempre intercalando promoções com temas relevantes. Afinal, focar apenas em promoções pode deixar as suas redes sociais cansativas.   

Se você tem uma loja de roupas, a cada dois posts de ofertas da Black Friday, pode dar dicas de moda, por exemplo. Analise a possibilidade de fazer parcerias com influenciadores da sua região, onde você pode oferecer seus produtos e serviços em troca de divulgação, a chamada “permuta”.

Capacite o seu time para atender bem

Imagine esse diálogo entre uma possível cliente e uma recepcionista de um salão de beleza X: 

Cliente: Quanto custa a escova?

Recepcionista: Depende do tamanho do cabelo

Agora, imagine essa outra conversa, já do salão de beleza Y:

Cliente: Quanto custa a escova?

Recepcionista: Olá Ana,  tudo bem com você? A nossa escova é realizada com um secador que protege e elimina completamente o frizz do cabelo, aqueles fios mais arrepiados, sabe? 

Além disso, nossa prancha é cerâmica e deixa o seu cabelo mais brilhoso e a escova dura muito mais tempo!  

O valor vai depender do tamanho do seu cabelo, custando a partir de R$ 60,00

Agora, responda honestamente para si: você iria no X ou no Y? 

Perceba que, no primeiro caso, a colaboradora respondeu à de forma fria e impessoal. Em contrapartida, no salão Y, além de receber a informação que buscava, a cliente também foi informada dos benefícios do procedimento. 

Por isso, não adianta você ter uma equipe disponível se ela não está 100% preparada para atender a alta demanda da semana da Black Friday. 

E, para muitas pessoas, um bom atendimento é mais importante do que o preço e a qualidade do que é oferecido. É o que mostram dados de uma pesquisa feita pela Zendesk neste ano. 

Assim, não abra mão de treinar a sua equipe, para que eles não só façam a venda, como também atendam bem, encantem e fidelizem os clientes.  

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Garanta que a experiência do cliente seja a melhor

De uma resposta a dúvidas dos clientes nas redes sociais até às formas de pagamento: observe a empresa com um olhar mais abrangente para oferecer uma boa experiência aos seus clientes. 

Para isso, é essencial que você conheça o seu público, quais são as suas necessidades, desejos, medos e expectativas. Depois, analise se o que você está entregando é compatível com o que seus potenciais clientes esperam. 

Além disso:

  • busque um atendimento humanizado e empático, se colocando sempre no lugar do cliente;

  • tenha clareza e deixe à disposição todas as informações importantes a respeito do produto, serviço ou da sua empresa;

  • facilite a vida do cliente: tenha processos simples, sem muitas voltas;

  • interaja com o seu público nas redes sociais;

  • tente reduzir o tempo de espera do cliente, seja em relação tanto ao atendimento quanto aos prazos de entrega.

Além de tudo isso, considere oferecer outros diferenciais aos seus clientes, que podem ir desde felicitações pelo aniversário até um produto ou serviço gratuito.

Capriche no seu serviço de entrega

Vai usar entregador próprio ou contratar terceirizados? As entregas serão realizadas em quais regiões? Será somente com motocicletas ou o carro será utilizado?

Capriche no seu serviço de entrega e analise o que pode ser melhorado em todo processo. Com isso, você evita algumas situações desfavoráveis para a imagem da sua empresa, como cancelamentos de compra devido a prazos muito longos ou em razão da qualidade do produto recebido. 

Assim, se você vende bolos, a entrega só poderá ser feita por carro ou moto; agora, já no caso das roupas, dá para entregar pelos Correios sem que isso prejudique a qualidade do seu produto.

Verifique também quais condições diferenciadas que podem ser oferecidas aos clientes, como descontos na entrega e frete grátis. E, não esqueça do mais importante: sempre informe o prazo real de recebimento. 

Facilite o pagamento

Você sabia que é possível diversificar as suas formas de pagamento, como oferecer parcelamentos e também vender online, sem precisar de maquininha de cartão de crédito ou site?

Isso você pode fazer com algumas soluções do Receba Fácil da Conta Azul, por exemplo. Nós temos o Receba Fácil Boleto, Receba Fácil Cartão de Crédito (via link) - que é um link de pagamento que facilita muito as vendas sem um site, e o Receba Fácil Pix Cobrança.

Disponibilizando mais de uma forma de pagamento, você oferece mais possibilidades para o cliente fechar a venda. Por isso, teste mais de uma opção e analise quais são as que fazem mais sentido para o seu público. Da mesma forma que alguns podem gostar de pagar da forma tradicional, outros clientes dão preferência a outras formas de pagamento. 

Tenha sempre um plano B, no caso de imprevistos

Se a entrega não funcionar, qual será outra opção? E se alguém faltar da equipe, quem irá substituir?

Antes da semana da Black Friday, pense em todas as possibilidades, desenvolva quantas alternativas forem necessárias e deixe a equipe informada. 

Pense também no que fazer após a Black Friday e analise os dados

As ofertas se encerram, mas ainda há muito o que fazer em relação à Black Friday após a data. Depois do evento, analise os números das vendas e entre em contato com os seus clientes para colher as impressões que eles tiveram.

Oferecer descontos em compras futuras também pode ser interessante.

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Por dentro da jornada de compra da Black Friday 

A jornada de compra de um cliente são as etapas que ele percorre desde o contato inicial com sua empresa até o momento em que se torna um consumidor de fato. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

Primeiro contato

A primeira impressão é a que fica.

Com certeza você já disse ou ouviu essa frase, que resume bem a etapa onde os seus potenciais clientes terão o primeiro contato com a sua empresa. 

Nessa fase, um bom atendimento é fundamental, seja ele no ambiente digital ou físico.

Reconhecimento das ofertas

Parcela em quantas vezes? Tem quanto tempo de garantia? Qual é o prazo da entrega?

Você já parou para pensar que possíveis clientes podem ter desistido de comprar na sua empresa pela falta de informações sobre as ofertas?

É por isso que, desde o post do Instagram até um folheto, todas as informações relativas às promoções precisam estar claras. 

Consideração de compra

Não sei se compro aqui, ou se aguardo mais um pouco. 

Nessa fase, estão os clientes que já entraram em contato com a sua empresa e que estão analisando se vale a pena ou não fazer a compra. 

Este é o momento para apresentar os diferenciais dos seus produtos e/ou serviços. 

Venda

Vou levar. 

Depois que o cliente disse “sim” para sua empresa, certifique-se de que ele está ciente de todas as informações importantes sobre determinado produto ou serviço e, é claro, continue oferecendo um bom atendimento. 

Fidelização

Eu só compro lá agora, você também devia conhecer. 

O processo de fidelização de um cliente começa no primeiro contato dele com a sua empresa. 

Além disso, os clientes fidelizados podem trazer novos consumidores para sua empresa. Sim, o “boca a boca” ainda funciona e ganhou um alcance bem maior com as redes sociais. 

 

Quais são as vantagens de vender na Black Friday? 

As vendas não estão boas como você esperava? Está precisando atrair novos clientes?

Se você respondeu “sim” a essas duas perguntas, saiba que a Black Friday pode ser a oportunidade que você estava esperando, tanto para vender mais e quanto para atrair novos clientes. 

Além disso, durante a semana da Black Friday, você pode aproveitar para reforçar o relacionamento com seus clientes. Oferecer descontos e condições especiais de pagamento são algumas alternativas. 

A Conta Azul quer ser sua parceira na Black Friday 2021

Chega de se perder no extrato bancário, ter problemas de conciliação de vendas e perder clientes por falta de opções de pagamento!

O Receba Fácil da Conta Azul facilita os seus recebimentos e possui 3 modalidades: 

A Conta Azul, através do Receba Fácil, facilita o seu processo de vendas, além de ser integrado diretamente ao financeiro e ao estoque da sua empresa. Assim, você pode ter o controle total das vendas realizadas, dos seus recebimentos, da emissão de notas fiscais e de todas as movimentações do estoque. 

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Fonte:https://blog.contaazul.com/checklist-black-friday-para-empreendedores-prepare-se-para-faturar-mais