Notícias Empresariais

Escolha uma categoria

É dono de um negócio? Saiba como se preparar para o Imposto de Renda 2022

Postado em 11 de Fevereiro de 2022 Notícias de Gestão

É preciso ter muita atenção ao preparar a declaração do IR de pessoa física. Enviar informações erradas ou fora do prazo gera multas e outros problemas com a Receita, como a análise detalhada da sua declaração, a famosa malha fina. 

Nesse processo é fundamental ter suas finanças e as da empresa organizadas de forma separada. Também é importante buscar o auxílio do contador para fazer a sua declaração do Imposto de Renda.

Para te ajudar a prestar as contas com o leão sem estresse, listamos tudo que precisa para fazer a sua declaração de IR corretamente. Continue a leitura para entender melhor sobre o assunto!

e-dono-de-um-negocio-saiba-como-se-preparar-para-o-imposto-de-renda-2022

Você, que é dono de negócio, sabe o que é preciso para declarar o Imposto de Renda 2022 corretamente?

Se você tem um negócio, a primeira coisa a saber é que a declaração de pessoa jurídica não dispensa a declaração de pessoa física. Só quem é MEI pode “juntar” as duas declarações ao fazer o IRPF. 

Para outras modalidades empresariais, é preciso declarar a renda da pessoa jurídica separada dos valores e bens pessoais, que devem ser informados no IRPF.

Os documentos necessários para cada declaração também mudam. Existem algumas exigências presentes no IRPJ que não estão no IRPF e vice-versa. 

Mas, fique atento! Certos dados da sua empresa, como informes de rendimentos e valores do pró-labore, precisam constar na sua declaração de pessoa física, afinal, são eles que esclarecem para a Receita Federal qual a situação das suas finanças pessoais

Para não errar, temos três recomendações para você. A primeira é simples: converse com seu contador. Ninguém melhor do que um assessor contábil para te ajudar na listagem dos documentos indispensáveis e explicar aqueles detalhes mais técnicos. 

Caso você não tenha um profissional de confiança, clique aqui e encontre um parceiro!

A segunda recomendação impacta seu dia a dia profissional: organize bem as finanças! O controle financeiro e a boa gestão das informações fiscais da sua empresa fazem a diferença na hora de fazer a declaração do imposto de renda. 

Para gerenciar todos esses dados de forma simples e com menos chances de erros, evite planilhas ou controle em livros caixa. Aproveite que a tecnologia está cada vez mais acessível e mude essa realidade. 

E sabe quem pode te ajudar nesta tarefa? O ERP Conta Azul, que simplifica a sua rotina administrativa e junta os principais dados em um só lugar. As vendas e o controle das entradas também podem ser mais simples usando o Receba Fácil, uma solução da Conta Azul criada para vender e receber pela internet sem precisar de um site. 

Clique aqui para saber mais sobre o Receba Fácil.

A última recomendação também é muito importante: separe o dinheiro da empresa do seu dinheiro. 

Misturar as contas dificulta o acompanhamento da saúde financeira do negócio e contribui para gerar problemas como dívidas pessoais pagas com verba da empresa, dificuldades para definir o pró-labore entre outros. 

Embora as regras de declaração de Imposto de Renda 2022 para os empreendedores sejam as mesmas para quem não tem uma empresa, alguns pontos merecem atenção para que não surjam dúvidas. 

Saiba como se preparar para o Imposto de Renda 2022 

Não deixe sua declaração de Imposto de Renda para a última hora, o melhor momento para evitar erros é agora, quando você tem tempo para levantar todos os dados com calma. 

Reunimos as principais dúvidas e informações que você precisa saber sobre a declaração do Imposto de Renda 2022 no infográfico abaixo. Aproveite e salve o material para consultá-lo sempre que precisar.

infografico-e-dono-de-um-negocio-saiba-como-se-preparar-para-o-imposto-de-renda-2022

https://blog.contaazul.com/e-dono-de-um-negocio-saiba-como-se-preparar-para-o-imposto-de-renda-2022