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Quais são os 4 Ps do Marketing e como usá-los no seu negócio?

Postado em 18 de Abril de 2022 Notícias de Gestão

Sobre o que estamos falando?

Os 4 Ps do Marketing podem impulsionar as estratégias de marketing e publicidade da sua pequena empresa. São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. Para implementá-los, é preciso entender como funcionam e as melhores práticas;

As empresas de sucesso usam os 4 Ps para se promoverem de maneira rentável, e a sua pode ser uma delas;

Sabe a frase “A propaganda é a alma do negócio”? Famosa, ela revela a importância da publicidade para todo o tipo de empresa. Sem estratégia e o apoio de uma divulgação eficaz, a pequena empresa pode não sobreviver muito tempo, pois acaba deixando de atrair novos clientes, vendas e lucros. 

Não basta somente fazer anúncios de produtos e serviços, a publicidade eficiente precisa dos 4Ps do Marketing.

Quer descobrir o que eles significam? Saber qual é a importância, como implantá-los e as vantagens para os pequenos negócios? Daremos as respostas nos próximos tópicos. Acompanhe!

O que são os 4Ps do Marketing?

Os 4Ps do Marketing (também conhecido como composto ou mix do Marketing) são um conjunto de fatores utilizados para apresentar uma oferta ao público-alvo. 

O objetivo é criar a melhor experiência possível para os clientes, ao mesmo tempo em que a empresa atinge as suas metas na área.

A primeira vez que o termo apareceu para o mundo foi no livro “Basic Marketing”, escrito por Jerome McCarthy. 

O conceito ganhou destaque no universo da publicidade por meio dos estudos e conclusões do também escritor e respeitado professor universitário Philip Kotler.

De acordo com o seu livro “Marketing Management”, os pilares do mix do Marketing são variáveis controláveis. Podemos definir cada uma, mas não de maneira fixa. Elas podem ser atualizadas e adaptadas a cada nova campanha de publicidade. Assim você alinha o Marketing com cada objetivo de maneira realista, dentro de cada contexto.

É importante levar em conta que os 4Ps são variáveis, mas são interdependentes. Eles estão conectados e influenciam nos resultados uns dos outros. Por exemplo: um público tem maior poder de compra do que outro. Escolher para quem você quer vender determina o quanto você pode cobrar.

Quando o pequeno negócio implanta o composto do Marketing, os resultados positivos logo aparecem. Entre eles, podemos citar o aumento da base de clientes, da visibilidade dos produtos e serviços, bem como da competitividade no mercado em que atua.

Quais são os 4Ps do Marketing?

Ao analisarmos os 4Ps do Marketing, conseguimos entender mais a fundo o que significam e os efeitos que geram nas campanhas de publicidade. A seguir, mostraremos a sua aplicação para as pequenas empresas.

1° P: Produto

O mix do Marketing determina que o produto é o principal pilar sustentador do negócio. Por meio dele, você empreendedor satisfaz as necessidades e desejos do cliente, além de oferecer benefícios a eles. 

Em outras palavras, os melhores produtos são aqueles que geram uma excelente solução e experiência de consumo.

Devido a essa importância, os outros 3Ps circulam em volta do produto, ou seja, são criados, atrelados e alinhados com ele. Para que o produto entregue bons resultados, o empreendedor precisa analisar:

  • Qualidade;
  • Opções e características;
  • Design;
  • Marca;
  • Linhas de produtos;
  • Serviços agregados.

Outros aspectos a serem considerados são:

  • Qual o problema ou dor que o produto resolve?
  • Qual é o seu diferencial?
  • A quem se destina?
  • Ele é físico ou digital?
  • Qual é o valor que entrega?

2° P: Preço

O preço do produto tem o poder de criar uma reputação (boa ou ruim) a respeito do seu negócio. Além disso, é o único pilar do composto do Marketing que gera lucros. 

Para definir a precificação ideal, é necessário decidir sobre:

  • Fatores que pesam sobre o preço (impostos, taxas etc.);
  • Modelo de cobrança;
  • Política de descontos;
  • Condições e formas de pagamento;
  • Variações regionais.

É importante lembrar da influência do fator psicológico sobre o preço. Existem empresas que trabalham muito bem os aspectos emocionais dos clientes em relação aos benefícios gerados pelo produto.

Quanto maior for a percepção de valor do item, mais os consumidores estarão dispostos a pagar por ele. Sendo assim, antes de definir o valor, é importante pensar também:

  • Qual sentimento esse produto pode gerar em meus clientes?
  • Que benefício real oferece?

3° P: Praça

A praça engloba todos os canais de distribuição ou pontos de vendas (sejam virtuais ou físicos) que permitem a chegada do produto ao consumidor final. Para que seja eficiente, o empreendedor precisa analisar:

  • Canais e cobertura da distribuição;
  • Pontos de venda;
  • Locais de estoque;
  • Frete e logística;
  • Regiões de venda.

O ideal é que toda essa estrutura esteja interligada. No caso do pequeno empreendedor, isso significa ter um bom fornecedor, redes sociais para interação com os clientes, produtos em estoque e um bom serviço de entrega.

4° P: Promoção

Fazer promoção significa mais do que dar descontos e criar liquidações. Na verdade, esse P visa estimular o consumo e gerar visibilidade ao produto. Sabe o que analisar durante o planejamento desse P? Os principais fatores são:

  • Relações públicas (contatos com os clientes);
  • Venda pessoal;
  • Descontos e outras vantagens;
  • Mídias sociais a serem utilizadas;
  • Publicidade.

Uma promoção bem-sucedida é o resultado de um produto, preço e praça bem estruturados, com ações estratégicas inteligentes. 

Uma vez adquirido e utilizado o item, os clientes devem estar dispostos a continuar consumindo mesmo com o valor original.

Como implementar os 4Ps na estratégia de negócios?

Diante de tantos benefícios, é normal que você queira implantar agora mesmo os 4Ps do Marketing no negócio. Para acertar de primeira, a seguir, daremos algumas dicas valiosas.

Entenda qual é o seu público

A definição do público-alvo da empresa deve ser feita através de pesquisas de mercado, segmentação (área geográfica, por exemplo) e perfil comportamental. 

Existem ferramentas digitais que entregam esses tipos de dados para a pequena empresa. Dessa forma, é possível criar uma persona (representação fictícia dos consumidores ideais).

Estipule metas e objetivos claros

Conhecendo as necessidades, dores e hábitos da persona, fica mais fácil traçar metas e objetivos para o Marketing. 

Seria gerar engajamento, fidelização ou proximidade com os clientes? Aumentar a venda dos produtos ou serviços? Posicionar o negócio como referência e autoridade de mercado?

Faça pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado englobam o conhecimento tanto dos consumidores quanto da concorrência. 

Nesse último caso, você pode estudar as estratégias de Marketing utilizadas por outras empresas. Já para o primeiro grupo, pesquisas e enquetes rápidas nas redes sociais são excelentes recursos.

Crie uma estratégia diferenciada

Outra dica importante é analisar as ações de Marketing usadas por outros negócios para identificar algo que estejam deixando de fazer. Aproveite a deixa e use a estratégia a favor do seu negócio. 

Pode ser algo simples, mas que possa surpreender os consumidores. Por exemplo, respostas rápidas nas redes sociais, uma postagem com histórias inspiradoras baseadas na realidade vivida pelo público-alvo etc.

Determine seu posicionamento

Qualquer pequeno empreendedor só consegue determinar o posicionamento do seu negócio quando tem uma missão clara, que é o propósito pelo qual você trabalha. Por exemplo, entregar o melhor custo-benefício, proporcionar uma experiência incrível ou alinhar consumo com sustentabilidade.  

Elenque as ações do Mix Marketing

Os pilares dos 4 Ps do Marketing precisam focar nas seguintes ações:

  • Preço: vantagens de pagar pelo produto;
  • Produto: benefícios diferenciados;
  • Praça: melhores canais de distribuição e logística;
  • Promoção: valor da marca e do item em relação ao mercado.

Defina um plano de Marketing

O pequeno empreendedor precisa colocar em prática o plano operacional de Marketing. 

Isso significa definir prazos, metas, etapas, estratégias e responsáveis pela publicidade. Dessa forma, os resultados serão alcançados com maior facilidade.

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Exemplos dos 4Ps do Marketing em empresas

Existem grandes organizações que utilizam o mix do Marketing e são verdadeiras inspirações para qualquer tipo de empreendedor. A seguir, mostramos algumas delas:

Apple

A Apple adota claramente a estratégia da diferenciação. Para isso, investe em pesquisa e desenvolvimento de produtos alinhados com o perfil do seu público-alvo. 

Não é por acaso que as vendas do iPhone, e outros produtos da marca, são tão bem sucedidas. A incrível experiência proporcionada pela Apple faz que seja uma love brand (marca amada pelos consumidores).

Coca Cola

A Coca Cola dispensa apresentações. Com estratégias impecáveis de Marketing, a empresa atravessa gerações de consumidores apaixonados pelo produto, marca e a experiência de consumo. 

Um dos segredos da Coca Cola é gerar valor sentimental nos clientes, tocando em temas como: família, dias especiais e superação de desafios.

Havaianas

Para se manter competitiva durante décadas, a Havaianas aposta na inovação, flexibilidade e alinhamento com o gosto dos seus consumidores. 

Os modelos de sandália que produz atendem desde o público despojado até os mais tradicionais — para toda ocasião existe um Havaianas, não é mesmo?

Spotify

Já o Spotify é conhecido pelos excelentes serviços de streaming on demand de música, podcasts e outros tipos de áudios. Todo o sucesso com os usuários é resultado de uma inteligente estratégia de precificação.

 

No modelo “freemium”, é possível escutar música, mas com anúncios e algumas limitações. Quando o cliente pega o gostinho pelo serviço do Spotify, ele já assina os pacotes pagos que liberam recursos exclusivos.