A sustentabilidade está em foco no mundo dos negócios. Estima-se que 87% dos brasileiros preferem se relacionar com marcas com práticas sustentáveis. Outros 70% disseram que não ligam de pagar mais caro por isso. Esses números demonstram que incluir boas práticas na gestão, nos processos, e no uso de matéria-prima (levando em conta o impacto ambiental e social destes aspectos) é uma forma de conquistar clientes conscientes. Então, se quiser aumentar os resultados do seu negócio, saiba como se tornar um empreendedor sustentável!
Se você não tem a mínima ideia do que isso significa, fique tranquilo. Neste artigo, explicamos o que são tais práticas e casos de sucesso. Mostraremos também como a sua empresa pode ingressar nessa onda verde. Acompanhe os próximos tópicos!
O empreendedorismo sustentável considera o impacto ambiental e social das atividades realizadas pelo negócio. Para uma empresa ser sustentável, o resultado das operações deve equilibrar três pontos:
Empresas geram renda para dono, colaboradores, e fornecedores. Mas também permitem ao cliente acessar novos bens.
Empresas sustentáveis não podem falir — estão preocupadas em manter o dinheiro girando.
Empresas transformam as regiões em que fazem negócios. É comum que gerem oportunidade e tenham um papel educador, tanto para quem está dentro, quanto para quem está fora da operação.
Empresas sustentáveis oferecem condições justas de trabalho e incentivam práticas sociais positivas, como o voluntariado.
Empresas precisam de recursos naturais para funcionar, seja como matéria-prima para os produtos, seja de maneira indireta (como é o caso na energia elétrica gerada de fontes renováveis).
Empresas sustentáveis optam por fornecedores responsáveis, e se atentam para que o lixo/resíduos que produzem sejam tratados de maneira ecologicamente correta.
São várias as maneiras de a sua empresa atender a estes requisitos. Por exemplo: através de práticas como a reciclagem, reflorestamento e engajamento em causas sociais, o empreendedor sustentável dá as mãos à sociedade e ao meio ambiente. Nos últimos anos, esse tipo de conduta ganhou a aprovação de consumidores e investidores por causa das evidências claras dos efeitos da degradação do meio ambiente.
Estamos falando do aquecimento global, a elevação do nível dos oceanos, a extinção de florestas e animais. Para reverter esses efeitos, foram criados conceitos como a logística reversa e o ESG (Environment, Social, and Governance).
Impulsionadas por esses fatores, muitas empresas estão adotando cada vez mais ações sustentáveis. O objetivo é que estas práticas possam reduzir em um terço os prejuízos ambientais, antes de 2030.
Além dos benefícios ambientais, ser um empreendedor sustentável resulta também na melhoria da reputação do negócio. Em especial, no relacionamento com o cliente.
Falando ainda sobre o perfil sustentável dos consumidores, uma pesquisa apresentada pelo Valor Investe mostra uma elevação de 112% no número de compradores de produtos que geram benefícios ao meio ambiente.
Diante desse cenário, chegamos à conclusão de que unir empreendedorismo com sustentabilidade é também uma estratégia comercial inteligente. Por isso, as empresas que ingressam nele são mais rentáveis financeiramente.
Segundo a VOCÊ RH, os negócios sustentáveis têm uma rentabilidade de 203,8% na Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa). Já as não sustentáveis ficam na margem de 175,38%. Por fim, abraçar o respeito pelo meio ambiente gera engajamento com o público e inovação para o negócio.
No caso do engajamento, os consumidores verdes são fiéis às marcas que, assim como eles, apoiam as causas ambientais. Já a inovação vem por meio de práticas, técnicas e ferramentas modernas que são desenvolvidas para otimizar os processos das empresas, mas sem encarecer os custos energéticos e com insumos.
Olhando para o futuro, o empreendedorismo sustentável é promissor. O estudo feito pela Allied Market Research projeta que, em 2030, o mercado de sustentabilidade será avaliado em 74,64 bilhões de dólares. E então, como tornar sua empresa sustentável e entrar nesse mercado? Veja nossas dicas!
O primeiro passo para unir empreendedorismo e sustentabilidade é definir uma missão para a empresa. Isso significa apresentar para o público, investidores, parceiros de negócios e concorrentes a razão da marca ser sustentável. Em outras palavras, o que você pretende fazer pelo meio ambiente.
Seria usar os recursos naturais com consciência ambiental? Estimular a geração de energias renováveis? Contribuir para a queda da emissão de gases poluentes? Uma missão clara atrai novos clientes e direciona as estratégias do negócio.
Para entender como aplicar a sustentabilidade, o empreendedor precisa conhecer as rotinas do negócio. Sendo assim, é possível descobrir desperdícios e atividades que poluem o meio ambiente.
Por exemplo, o consumo de energia elétrica pode ser reduzido por aproveitar melhor a iluminação natural. Outra estratégia é comprar itens de fornecedores que também apoiam a sustentabilidade.
Ao observar com cuidado as práticas internas, até mesmo as pequenas empresas podem mudar hábitos não sustentáveis. Talvez, a coleta seletiva possa ser adotada para a separação dos itens jogados no lixo.
Além disso, o empreendedor pode entrar em contato com Organizações Não Governamentais (ONGs) que reciclam diversos tipos de materiais. Dessa forma, o descarte do lixo terá menor impacto no meio ambiente.
Como e quando as práticas sustentáveis serão implantadas? A resposta estará no plano de ação feito pelo gestor da empresa. O ideal é que esse planejamento seja feito logo nos primeiros anos do negócio.
Desse modo, a sustentabilidade fará parte da cultura interna. O resultado será que as práticas verdes irão crescer e se expandir junto com a empresa. Ao passo que novos colaboradores são contratados, o pensamento sustentável fará parte deles.
Como dito, o empreendedorismo sustentável tem impactos sociais. Por isso, os negócios verdes costumam investir também na diversidade e inclusão. Esse conceito envolve contratar e dar oportunidades iguais para pessoas de diversas raças, condições sociais e físicas, gêneros e religiões.
Devido aos benefícios sociais e financeiros, 76% das empresas que participaram de um estudo da PWC disseram que o programa de diversidade e inclusão é uma prioridade interna. Sem dúvidas, vale a pena investir nessa prática!
Acompanhar e avaliar os resultados vindos com a sustentabilidade é uma das maneiras de entender os efeitos sobre o negócio. Além disso, diante dos resultados positivos, é uma ótima forma de motivar novos investimentos e estratégias verdes.
Ao realizar essa análise, é importante que o dono do negócio perceba se os objetivos traçados foram atingidos, se há margem para melhorias ou se é necessário modificar as estratégias. O objetivo do acompanhamento e análise é sempre aprimorar e estimular ainda mais ações sustentáveis.
Quem deseja ser um empreendedor sustentável, precisa de exemplos para se inspirar. A seguir, apontamos três negócios que vestiram a camisa da sustentabilidade e estão remodelando práticas e produtos.
A empresa americana Crocs produz sapatos casuais para homens, mulheres e crianças. Uma das metas sustentáveis da marca é se tornar vegana (não utilizar couro animal) até o final de 2021. A razão é ajudar no combate à crise climática.
Outra prática verde é dar uma segunda vida aos seus produtos por meio do re-comércio (venda de produtos usados), reciclagem e doações. Quanto à reciclagem, 45% dos resíduos têm esse destino. Importante também mencionar o aumento do uso de energias renováveis pela empresa.
A Natura é considerada uma das empresas mais sustentáveis do mundo. Chegou a conquistar o primeiro lugar entre as marcas de cosméticos pelo ranking Global 100 da Corporate Knights. Um dos motivos é que a Natura contabiliza todo o carbono que produz e compensa com investimentos sociais e ambientais.
Além disso, a empresa não realiza testes de produtos em animais e foi o primeiro negócio de capital aberto a ganhar o selo B corp (companhias que integram os resultados financeiros aos socioambientais). A Natura investe também em alternativas sustentáveis e inclusivas na Amazônia, conservando a biodiversidade e o meio ambiente.
A Urban Flowers é produtora de calçados que não utiliza insumos de origem animal, mas feitos de borracha e algodão reciclado, bem como outros produtos reaproveitados. Uma segunda prática sustentável é a produção de itens com uma maior vida útil, reduzindo o espírito do consumismo – tendência conhecida como slow fashion.
Reforçando a identidade sustentável, a Urban Flowers tem uma sede enxuta, arborizada e muito versátil. Sendo assim, consegue aproveitar bem os recursos naturais e reduzir ações que poluem o meio ambiente.
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