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6 ferramentas de marketing digital para divulgar sua empresa

Postado em 20 de Junho de 2022 Notícias de Gestão

Se a internet mudou completamente a vida das pessoas, quem dirá o impacto que ela tem nas empresas. A era digital revolucionou a maneira na qual consumimos conteúdos e efetuamos compras. As ferramentas de marketing digital mudaram completamente a maneira que as apresentam, alcançam e se apresentam ao seu público-alvo.

Diferente do que muitos empreendedores ainda podem imaginar, utilizar ferramentas para promover uma empresa não é um privilégio para negócios com grandes orçamentos. Graças à  evolução do marketing e dos recursos tecnológicos que temos disponíveis hoje em dia, é possível obter resultados equivalentes aos de uma empresa grande sem contar com um investimento tão alto assim.

Em uma época cada vez mais digital, uma das maneiras mais eficazes para vender mais, conquistar mais clientes e divulgar melhor seus produtos é usando algumas estratégias e ferramentas de marketing digital.

Você pode até pensar “isso não é para mim”, mas isso não é verdade. O Abertura Simples preparou esse conteúdo exclusivo para te mostrar que divulgar sua empresa na web não é um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário. Diferente disso, te mostraremos ferramentas de marketing digital que podem ser utilizadas não apenas para divulgar seus produtos, como também para alcançar novos clientes e se aproximar do seu consumidor. 

Ao utilizar estes recursos no seu dia a dia, você vai garantir um marketing de qualidade para o seu negócio, sem precisar sacrificar muito tempo ou dinheiro. Continue a leitura!

ferramentas de marketing digital

O que é marketing digital?

Antes de saber quais são as ferramentas de marketing digital, é importante conhecer a fundo o seu conceito. Como o próprio nome sugere, o marketing digital é o conjunto de estratégias e ações no ambiente digital. Com isso, seu objetivo é promover marcas e vender produtos ou serviços. Por meio de ferramentas de marketing digital, o empreendedor consegue ter um alcance maior, apresentar seus produtos ou serviços de diversas formas diferentes e gerar mais leads.

E não para por aí. Hoje a internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo neste processo. Pesquisas indicam que 60% do processo de uma compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor. E isso, graças a aplicação das estratégias e ferramentas de marketing digital certas.

Embora pareça desafiador, o Marketing Digital é uma grande oportunidade para as empresas reforçarem a sua marca e multiplicarem as suas oportunidades de negócio. Isso porque, mais do que nunca, a internet tem feito parte da vida das pessoas. 

As vantagens do marketing digital para uma empresa

Além de aumentar o alcance da sua marca e chamar a atenção de milhares de potenciais clientes, o marketing digital também apresenta inúmeros benefícios para uma empresa. Principalmente, quando as estratégias são bem trabalhadas e as ferramentas bem utilizadas. Dentre as principais vantagens do marketing digital, se destacam:

Proporciona uma presença online forte 

É muito comum que, logo no primeiro contato com alguma marca, o consumidor já pergunte diretamente pelo seu site ou redes sociais. Isso porque a internet despertou nos clientes esse gosto por conhecer a identidade das marcas que ele se identifica, por saber mais sobre determinada empresa. Isso traz mais confiança para o consumidor antes de fechar uma compra.

Por isso, se, além de alcançar novos clientes, você também deseja que o consumidor te encontre, você precisa ter uma presença online forte e consistente. Isso deve ser feito em diferentes canais de marketing, em formatos variados, para que o consumidor se identifique cada vez mais com a marca. Afinal, quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo?

Gera engajamento com a persona

Além de atrair um cliente e aumentar as oportunidades de conversão, a internet também permite que a marca esteja mais próxima do seu consumidor, gerando um ciclo sadio de engajamento. Assim, cria-se um relacionamento duradouro com o cliente. 

Isso faz com que aquele padrão de comunicação antigo, uma verdadeira via de mão única, desapareça. Afinal, com a ajuda de ferramentas de marketing digital, a marca pode oferecer conteúdos relevantes para o seu cliente. Materiais estes que vão muito além da convencional propaganda. Assim, os clientes também podem responder e interagir com a empresa, criando um lado muito mais forte entre consumidor e marca.

Essa é uma vantagem extremamente importante. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, conquistar o engajamento da persona é essencial para que ela se lembre de você.

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Ajuda no acompanhamento da jornada de compra do cliente

Antes do marketing digital, a jornada de compra do cliente era relativamente simples. Afinal, ele via uma publicidade na TV, ia até a loja e efetuava a compra lá mesmo.

Porém, hoje essa jornada está muito menos linear e previsível. Afinal, a internet possibilita que o cliente tenha inúmeras opções do mesmo produto em diferentes lojas. Ele também pesquisa muito mais antes de concluir a compra e compara alternativas semelhantes. Ainda, em alguns casos, ele vai até à loja física para ver com seus próprios olhos o produto em questão.  Também não podemos descartar o fato de que ele pode simplesmente entrar em um site, se interessar por um produto e adquiri-lo assim mesmo, em poucos minutos. 

E é exatamente por não conseguir prever o comportamento do consumidor com tamanha exatidão que acompanhar as etapas da jornada do consumidor é extremamente importante. 

Por todos os canais pelos quais o consumidor passa, seja ele pelo site, blog ou loja virtual, a marca pode acompanhar e estar presente com conteúdos relevantes e ofertas interessantes. Dessa forma, além de oferecer uma ótima experiência ao consumidor, também fica mais fácil ajudá-lo a resolver todas as suas dúvidas e influenciar em sua decisão de compra.

Ganha autoridade de marca

Marcas que investem em marketing de conteúdo, como por meio de um blog, mídias sociais e site, têm grandes chances de se tornar uma marca de autoridade em seu mercado de atuação. 

Por meio de conteúdos relevantes e ricos, a empresa resolve dúvidas dos clientes em potencial, esclarece conceitos importantes e mostra que domina os assuntos do mercado. Dessa forma, a marca se torna uma referência para os clientes, que passam confiar mais na empresa. Com essa estratégia, também ganha-se mais visibilidade diante da concorrência, de formadores de opinião e dos veículos de comunicação. 

Além disso, um resultado que todas as empresas que investem em marketing digital almejam é a tão sonhada primeira posição nos resultados da busca do Google. Conseguir esse triunfo é tornar-se uma referência para o mercado.

Compete com empresas maiores

É muito comum que as empresas tenham receio de investir em ferramentas de marketing digital por acreditar que estarão sempre em desvantagem em relação aos seus concorrentes de grande porte.

Porém, essa diferença é muito mais gritante no marketing offline, o qual exige grandes investimentos. Além disso, anunciar no horário nobre da TV, por exemplo, é inviável para a maioria das pequenas empresas. Afinal, isso demanda um custo altíssimo. Assim, acaba se destacando apenas as empresas que possuem mais verba.

Já o ambiente online oferece melhores condições de equiparação dessa diferença entre empresas maiores e menores. É possível alcançar ótimos resultados mesmo sem investir em mídia. Com publicações periódicas em um blog corporativo e nas redes sociais, por exemplo, você já consegue engajar uma ótima audiência.

Ainda, a pequena empresa que deseja investir em mídia paga tem a possibilidade de começar a direcionar uma pequena verba para isso e, ainda assim, ter ótimos resultados.

O importante mesmo é que as estratégias de marketing sejam focadas no público-alvo certo e que as técnicas de marketing sejam executadas com eficiência e qualidade, mesmo quando os recursos sejam limitados.

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Ferramentas de marketing digital para sua empresa

Agora que você já sabe quais as vantagens que um bom trabalho de marketing digital pode trazer, continue a leitura e confira as ferramentas de marketing digital para aplicar na sua empresa!

1 – Identidade visual

A primeira dica não é exatamente uma ferramenta, mas ela é extremamente importante. É em torno dela que todas as demais estratégias e ferramentas deverão se basear. Afinal, uma identidade visual diz tudo sobre a marca, né?

Se você ainda não tem uma identidade visual, saiba que esse é um erro enorme. A identidade visual é importante para representar a verdadeira essência da empresa. Por isso, crie ou contrate alguém que trabalhe com criação para aplicar em materiais como site, mídias sociais e afins.

Essa é uma forma eficiente de identificar a sua empresa nos diferentes tipos de mídia que você irá utilizar. Além disso, você também garante uma memória visual mais forte aos seus clientes. Os custos deste serviço variam muito, mas é um investimento que vale a pena!

2 – WhatsApp for Business 

Após se tornar o aplicativo de mensagens mais utilizado do mundo, o WhatsApp agora também possui soluções focadas nos negócios. O WhatsApp for Business é um recurso direcionado para que empreendedores criem um canal de comunicação com seus clientes de forma rápida e organizada.

O aplicativo é grátis e super fácil de ser utilizado, bem semelhante ao WhatsApp comum. A única diferença é que na versão empresarial, a plataforma otimizou os seus recursos de comunicação, disponibilizando a opção de criar listas de contatos para distribuição de mensagens e o uso de mensagens automáticas de atendimento. 

Para essa ferramenta, criar mensagens automáticas para o primeiro contato é indispensável. Isso mostra profissionalismo no atendimento. Não se esqueça, também, de gerar conteúdos para aquela audiência. Nossa dica é utilizar os status, um recurso bem parecido com o Instagram Stories, que fica inserido dentro do próprio WhatsApp.

Sempre que puder, aproveite a ferramenta para divulgar seus produtos e serviços. Por meio dela, você também pode solicitar feedback dos clientes e divulgar novidades.

3 – Facebook e Instagram

Facebook e Instagram são as duas ferramentas de marketing digital mais populares para empresas. Criar um perfil para o seu negócio nessas redes é essencial. Não só pelo ar de profissionalismo que ele passa. Mas, também pelo fato de ser um recurso imprescindível para poder criar anúncios e publicidades em ambas as plataformas.

Porém, é necessário que o empreendedor tenha em mente que contar com perfis nas redes sociais para a sua empresa vai muito além de postar fotos ou de manter um simples relacionamento com o consumidor. Para que essas ferramentas tragam bons resultados, é necessário investir pesado na produção de conteúdo. Por isso, siga as dicas a seguir:

  • Publique conteúdos ricos e com certa periodicidade. Assim, sua empresa estará sempre presente na timeline dos clientes;
  •  Faça lives e crie conteúdos e ambientes propícios para dialogar com o público. Abra caixas de perguntas e sugestões em seus stories. Aproveite todos os recursos disponíveis para apresentar seus produtos ou serviços, sanar dúvidas e se aproximar da sua audiência;
  • Responda seu cliente. Fique atento aos chats do Instagram e do Facebook. Lá poderão surgir boas oportunidades de negócios, que só serão aproveitadas se você responder às pessoas com frequência e sem demora.

É importante que o empreendedor tenha em mente que o Facebook e o Instagram são plataformas de negócios poderosas. Ambas as plataformas apontam alto nível de audiência e contam com recursos de divulgação gratuitos e pagos. 

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4 – E-mail marketing

O e-mail marketing é um ótimo canal para divulgar sua empresa, fazer promoções, pesquisas e melhorar o relacionamento com seus clientes. Capriche no design do e-mail e no conteúdo. Pense também no assunto da mensagem e personalize com o nome do seu cliente.

Além de ser rentável e econômico, o e-mail marketing permite que a sua mensagem ganhe um alcance enorme. E o melhor de tudo: você pode utilizá-lo para diversas finalidades. Aproveite para vender, criar e manter um bom relacionamento com o cliente, informar as novidades e lançamentos do seu negócio e muito mais! Aprenda como vender usando o e-mail marketing!

Mas não se esqueça, as pessoas que receberem esses e-mails têm de permitir isso, por isso preparamos um artigo explicando diversas dicas para criar um bom e-mail marketing!

5 – Sites, blogs e fanpages

Uma outra alternativa acessível e muito importante para promover e vender seus produtos é a criação de um site. Na verdade, com a inserção cada vez mais forte da tecnologia na vida dos consumidores, se torna quase impensável ainda não possuir uma presença digital. Para criar esse site, pense em layout, publicações que você pode compartilhar, contratação de serviços para registro e hospedagem.

Se você quiser fazer de outra forma mais em conta, criar uma fanpage no Facebook também é um caminho. Mas independente do que você escolher, é preciso manter atualizações constantes. Por isso, crie um cronograma de publicações relacionadas ao seu negócio.

Invista também em conteúdos otimizados em SEO para todas as suas publicações. Assim, você conseguirá alcançar as melhores posições nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

6 – Google

Você, provavelmente, deve saber que o Google é o principal mecanismo de busca do mundo. Para ter uma ideia, são feitas mais de 100 bilhões de pesquisas mensalmente no Google. Isso significa que anunciar nesta plataforma pode ajudar você a vender muito mais. 

O Google oferece 3 modelos de anúncios. São eles:

  • Pesquisa: quando você escolhe palavras-chave relacionadas ao seu negócio e, sempre que o usuário pesquisar por elas, o seu site pode aparecer nas primeiras posições da página. Isso dependerá muito do valor investido e da concorrência por aquele termo em questão;
  • Vídeo: tipo de anúncio que pode ser exibido no Youtube e em demais sites parceiros do Google. Para isso, basta ter um material em vídeo para anunciar de acordo com os temas mais buscados pelos usuários;
  • Display: anúncios em formato de banner ou texto que aparecem nos sites relacionados ao seu produto ou serviço.

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