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Técnicas de argumentação: conheça 6 argumentos para vender mais

Postado em 21 de Outubro de 2022 Notícias de Gestão

As vendas são o principal canal para transformar uma proposta em resultado. Por isso, saber conhecer as principais técnicas de argumentação assim como os melhores argumentos para vender é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio.

Existem tanto aspectos emocionais quanto racionais que podem frear o consumidor na hora da compra. Por isso, compreender quais são esses fatores e como utilizar boas justificativas é fundamental para esclarecer as dúvidas dos clientes e conseguir aumentar o número de conversões.

Se você quer saber como criar argumentos incríveis e melhorar sua capacidade de negociação, continue a leitura e confira nossas dicas.

Como vencer as objeções dos clientes?

 

Antes de pensar em todos os argumentos para vender é importante compreender como todo o processo funciona. Por isso, organizamos um passo a passo para você entender como vencer as objeções do seu público. Confira!

  • Entenda seu cliente

 

Conhecer o seu público é o primeiro passo para realizar boas vendas. Ao entender qual a realidade do seu cliente, a conversa segue de maneira mais fluida e harmoniosa. Além disso, ao compreender sobre as dores e desejos da pessoa com quem está negociando, você pode adiantar as objeções que esse indivíduo pode ter e usar bons argumentos para vender.

Para conhecer de maneira profunda, é importante destinar um bom tempo para ouvir. Essa tarefa pode ser desafiadora, pois qualquer vendedor está ansioso para falar sobre o seu produto e apresentá-lo para o indivíduo.

Contudo, quando você adota uma postura de ouvinte e entende com clareza o ponto de vista do cliente, a negociação é facilitada. Isso acontece porque as pessoas normalmente deixam pistas do que desejam durante a conversa. Ao prestar a atenção nas dores e fazer algumas perguntas objetivas, é possível encontrar brechas para apresentar suas soluções.

  • Ouça o cliente

 

Essa é uma das ações mais simples, mas que gera um excelente resultado. A capacidade de compreender e acolher as dificuldades que o seu cliente enfrenta é essencial para oferecer um atendimento humanizado.

Acima dos resultados em vendas, a satisfação do consumidor também é um fator importante para a manutenção do negócio no longo prazo. Isso porque adquirir um novo cliente demanda esforço e dedicação para que essa pessoa comece a consumir seus produtos.

Por isso, investir na fidelização é um excelente meio de produzir receita recorrente e melhorar o fluxo de renda mensal que você recebe. Portanto, ouvir o público em diversos canais de atendimento é uma etapa essencial tanto para as vendas no presente quanto para as que devem ocorrer no futuro.

  • Esclareça as objeções

 

Para vencer as objeções, primeiro é necessário conhecê-las. Para isso, aplicar a primeira dica é um passo importante. Além disso, pergunte ao seu cliente o que está impedindo de fechar o negócio.

Com essa informação, fica mais fácil saber quais argumentos para vender você deve utilizar e encontrar maneiras de superar as dificuldades durante o processo de negociação. Além disso, é importante ter em mente quais são os pontos mais críticos na visão do consumidor.

  • Priorize a eliminação do maior obstáculo

 

Além de compreender quais são as principais objeções dos seus clientes, vale a pena colocá-las em ordem de prioridade. Por exemplo, pode ser que um consumidor não feche o negócio devido ao motivo número 1 da sua lista.

Assim, ao lidar com essa questão e solucioná-la, você já consegue finalizar a venda. Caso contrário, basta ir para o próximo item e verificar se é o suficiente para concretizar o negócio.

  • Confirme se o problema foi resolvido

 

Após listar as objeções e colocá-las em ordem de prioridade, vá consultando o seu cliente para ver se o que o impedia de finalizar a compra já foi resolvido. Para isso, faça perguntas, escute com atenção o que ele tem a dizer e utilize bons argumentos para vender.

Desse modo, você entende quais são os pontos que dificultam o fechamento do negócio e pode usar argumentações sobre como o seu produto pode ajudar a persona a resolver as questões apontadas. Portanto, vale a pena questionar o cliente e confirmar se tudo foi solucionado.

  • Siga para o fechamento da venda

 

Com todas as arestas aparadas, é o momento de seguir para o fechamento da venda. Nesse instante, é importante passar ainda mais confiança para o consumidor de que ele está fazendo uma ótima aquisição.

Reforce os benefícios da sua oferta, coloque-se à disposição e garanta que ele tenha tranquilidade com a compra que está efetuando. Assim, é possível completar a venda e fidelizar o cliente, que vai estar satisfeito em como transcorreu tudo e na sua forma de agir, que passou segurança para ele em toda a negociação.

Quais argumentos usar para vender mais?

Agora que você já sabe quais são as dicas que podem ajudar a vencer as objeções e aumentar as vendas do seu negócio, que tal aprender bons argumentos para vender? Portanto, continue a leitura e confira as principais técnicas de argumentação que você pode usar!

1. Argumentação do espelho

Esse tipo de argumentação vem da Programação Neurolinguística. Por meio dela, é possível entender o funcionamento do cérebro, compreender formas de pensar e, desse modo, definir a melhor maneira de abordar um cliente.

Por exemplo, por meio dessa técnica é possível adequar o tom de voz e a postura corporal para dar mais segurança aos consumidores e, consequentemente, fechar mais negócios. Além disso, você faz com que o cliente crie laços e se sinta bem no processo de compra.

2. Argumentação por associação

Essa é uma das formas de argumentar mais clássicas utilizadas para vender. O objetivo dessa forma de negociar é atrelar o seu produto ou serviço a algo bom, que gere utilidade e aumente o bem-estar da pessoa.

Por exemplo, suponha que você esteja oferecendo refeições magníficas em seu restaurante. Na intenção de convencer o seu público, é possível associar os seus pratos à sensação de prazer ao saboreá-los. Assim, as chances de aumentar as vendas e atrair aqueles consumidores mais avessos são maiores.

3. Argumentação por fatos

Se você tem algum dado real que pode favorecer o seu produto, é por meio dessa técnica que vai utilizá-lo. Por exemplo, sabe aqueles depoimentos que clientes deixam em suas redes sociais elogiando o seu produto ou serviço? É possível usá-los para fazer a argumentação por fatos e vencer as objeções.

Além das provas sociais, é viável utilizar dados que sugerem a qualidade da oferta, notícias que demonstram como suas soluções podem proporcionar bem-estar e pesquisas de opinião. Portanto, não deixe de usar a argumentação por fatos para vencer as objeções e alcançar maior lucratividade em seu negócio.

4. Argumentação por exemplificação

Esse tipo de argumento pode parecer igual ao anterior. Porém, a técnica de exemplificação é distinta e tem potencial para ser usada em situações diferentes. O objetivo dessa técnica é demonstrar para o cliente, por meio de uma lição, como o seu produto pode fazer a diferença na vida dele.

Desse modo, vale pensar em diferentes formas de usar a solução no cotidiano para melhorar e resolver os problemas do consumidor. Nesse caso, ao contrário do anterior, é possível usar uma situação fictícia para apresentar a ilustração de uso do que você está vendendo.

5. Argumento de autoridade

Se o seu negócio tem autoridade no segmento de atuação é possível utilizar o argumento de autoridade. Além disso, é viável contratar pessoas que tenham conhecimento e uma boa imagem no mercado para falar sobre a solução disponibilizada e facilitar o processo de vendas.

Outra alternativa é investir em conteúdos de valor que ajudem a sua persona e, consequentemente, comecem a dar mais visibilidade ao negócio. Assim, você conquista o respeito dos consumidores, a sua marca passa a ser vista como autoridade no segmento e as negociações se tornam mais simples.

6. Argumento da escassez

Essa é uma das técnicas de argumentação que utiliza a ideia de que o seu produto ou serviço é escasso, com o objetivo de agilizar o processo de vendas. Por exemplo, você pode fazer uma promoção relâmpago com tempo determinado para que as pessoas comprem a solução que está sendo oferecida.

Outra maneira muito utilizada é a oferta “enquanto durarem os estoques”. Isso passa para o cliente a sensação de que necessita fazer a aquisição o quanto antes para não perder as condições especiais que estão sendo oferecidas. Portanto, vale a pena utilizar esse método para fechar mais negócios e aumentar as vendas.

Qual a importância de melhorar o desempenho em vendas?

Por meio das dicas apresentadas sobre como vencer as objeções dos clientes, a probabilidade de melhorar o desempenho da sua equipe de vendas é bem alta. Ainda mais se os colaboradores tiverem treinamentos e conhecerem as técnicas de argumentação que podem usar durante todo o processo de negociação.

Assim, com um time produtivo e que bate as metas de vendas, seu negócio tem tudo para conquistar uma alta lucratividade. Além disso, usando os melhores argumentos para vender e as dicas que apresentamos, os consumidores tendem a sentir mais confiança em sua loja, o que vai fidelizá-los. Isso pode aumentar a saúde financeira do seu negócio.

Portanto, não deixe de utilizar os argumentos para vender e as técnicas de argumentação que você aprendeu ao longo deste artigo. Assim, você colhe todos os frutos das boas negociações e consegue melhores resultados em seu negócio. Além disso, preze pela qualidade do atendimento e tenha soluções de excelência para resolver as demandas dos seus clientes.

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