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Programas de fidelidade: saiba como implementá-los em sua empresa

Postado em 28 de Outubro de 2022 Notícias de Gestão

Cada vez mais, é possível observar que os programas de fidelidade vêm se revelando poderosos aliados para a atração de novos clientes e, é claro, para a sua fidelização, o que representa um objetivo constante para todas as organizações, de forma geral. Afinal, além do fato de que manter os consumidores atuais implica estratégias menos onerosas do que as utilizadas para conquistar novos públicos, esse tipo de prática, via de regra, assegura a longevidade do negócio.

 

Resumidamente, para o sucesso desse tipo de recurso, a análise do que é importante para o grupo de pessoas que você deseja impactar é indispensável, pois isso é o que guiará a definição da recompensa, que, por sua vez, visa a impulsionar a lealdade. No entanto, esse é apenas um dos passos a serem observados para a implementação de programas de fidelidade em um empreendimento.

 

Quer ir mais a fundo e conhecer como estruturá-lo e quais são as vantagens de fazê-lo? Continue a leitura!

 

Como implementar programas de fidelidade em um negócio?

 

Em suma, podemos afirmar que os programas de fidelidade são ações de marketing desenvolvidas especificamente com o intuito de reter e de fidelizar o público-alvo por meio de acúmulos de pontos que podem ser trocados por recompensas, sorteios, tratamento especial etc. Ou seja, a ideia central é fazer o consumidor se sentir especial e valorizado pelo negócio, de modo que se mantenha disposto a dar continuidade à sua relação com a marca.

 

Nesse contexto, durante o seu desenvolvimento, é fundamental levar em consideração três pontos altamente relevantes:

 

- A simplicidade:haja vista que as regras do programa precisam ser suficientemente claras e igualmente objetivas, evitando, por exemplo, burocracias dispensáveis e milhares de formulários a serem preenchidos;

 

- O valor daquilo que é entregue como recompensa: o que não necessariamente implica um alto preço, mas requer, sim, que o ponto de partida seja descobrir as preferências dos seus clientes e, então, o que eles gostariam de ganhar;

 

- A criatividade: a fim de fugir do "mais do mesmo" e de surpreender o público com campanhas interessantes, uma comunicação diferenciada etc. — nesse caso, é importante ter cautela para não "esbarrar" no primeiro ponto destacado, que é a simplicidade.

 

Após essa compreensão inicial, é hora de conferir as dicas-chave para a implementação de programas de fidelidade no seu negócio. A seguir, elencamos as mais valiosas nesse sentido. Confira!

 

1) Escolha o tipo de programa de fidelidademais adequado

 

Em se tratando de programas de fidelidade, as opções às quais é possível recorrer são inúmeras, como:

 

- Programas de pontos, em que toda vez que um produto e/ou serviço é consumido, o cliente ganha pontos que, posteriormente, podem ser trocados por alguma recompensa, como descontos nas próximas compras;

 

- Recompensa por nível de lealdade, que estimula o cliente a atingir as mais altas posições na "hierarquia" para receber recompensas melhores e mais exclusivas;

 

- Lealdade paga, que, em suma, funciona como um clube, cuja participação é cobrada por meio de uma taxa — que pode ou não ser recorrente — e os participantes têm acesso a benefícios diferenciados etc.

 

Então, após conhecer as peculiaridades de cada um, é fundamental que você reflita acerca de qual deles faz mais sentido para a sua marca e para as soluções comercializadas. Além disso, reflita sobre o formato que melhor se aplica à realidade do seu público-alvo e do seu negócio e, a partir disso, comece a estruturá-lo.

 

2) Conheça o perfil dos seus clientes

 

Nesse sentido, uma excelente pedida pode ser cadastrá-los, reunindo algumas informações relevantes, como o nome, o e-mail e o telefone de contato de cada um deles. Em seguida, foque conhecer a fundo as suas preferências e os seus desejos, afinal, não há melhor forma de agradar ao público do que conhecê-lo. Dessa forma, é possível tornar o atendimento bem mais personalizado e fazer o consumidor se sentir confortável ao fazer parte do programa.

 

3) Invista na divulgação

 

Um negócio que opta por implementar um programa de fidelidade deve investir em divulgação, pois é preciso tratar esse recurso como mais uma solução da marca lançada ao mercado. Nesse sentido, elabore campanhas específicas, faça publicações estratégicas nas redes sociais da organização e, se for viável, ofereça um período de teste gratuito para os consumidores a fim de que eles possam ter a chance de experimentar os benefícios envolvidos.

 

4)Tenha metas de fidelização estabelecidas previamente

 

Um importante aspecto que não deve ser negligenciado durante a implementação dos programas de fidelidade é o propósito que a marca tem ao estruturá-los. Ou seja, é altamente recomendável que você se questione acerca do que espera conseguir ao recorrer a esse tipo de recurso.

 

A resposta a essa pergunta depende de fatores diversos. O objetivo do empreendimento é elevar o número de vendass? A meta é criar uma receita previsível e recorrente para o negócio em um período de tempo preestabelecido? A ideia é utilizar o programa de fidelidade como um meio para aumentar o ticket médio da organização? Cada uma dessas propostas o leva a um caminho distinto, então, não negligencie esse passo de forma alguma.

 

A verdade é que as vantagens da adoção de um programa de fidelidade são inúmeras e podem ser aproveitadas por negócios de diversos portes, dos menores empreendimentos às maiores corporações. Além disso, é possível afirmar que esse recurso representa um meio de construir uma base de clientes estável e sustentável para a marca, embora outros benefícios sejam igualmente notórios, como:

 

- maior proximidade com o seu público-alvo, gerando uma divulgação mais espontânea e, por consequência, um maior engajamento;

 

- construção de uma imagem da marca mais sólida no mercado, demonstrando ser uma organização que verdadeiramente valoriza os seus consumidores;

 

- elevação do ticket médio em decorrência das condições mais atrativas que são oferecidas aos clientes que realizam compras de maior volume etc.

 

Entendeu como os programas de fidelidade — desde que escolhidos levando em consideração o que mais faz sentido para a sua marca e para o seu público — podem fazer toda a diferença no alcance dos resultados projetados pelo seu negócio? Então, que tal aproveitar as dicas-chave elencadas neste artigo e estruturar um agora mesmo?

 

 

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