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Como cobrar um cliente: confira 4 dicas importantes

Postado em 10 de Fevereiro de 2023 Notícias de Gestão

Para estar um passo à frente da concorrência, muitos líderes empresariais têm optado por investir em novas ferramentas tecnológicas e na qualificação do seu time de profissionais. No entanto, vale ressaltar que, além dessas ações estruturais, é preciso ter bastante atenção aos departamentos internos que impactam na sustentabilidade do negócio, como é o caso do setor financeiro, que representa todas as estratégias de gestão de receita, fluxo de caixa, etc.

Para alcançar bons resultados nessa área, é preciso reduzir a ocorrência de problemas que prejudicam o sucesso da empresa, como a inadimplência. Na prática, quando um negócio possui altas taxas clientes inadimplentes, a lucratividade e o faturamento mensal acabam sendo impactados negativamente. Para lidar com essa situação, uma das principais formas é saber como cobrar o consumidor. Embora possa parecer uma tarefa delicada, há algumas ações e procedimentos que podem facilitar esse processo.

Quer saber mais? Elaboramos este artigo com 4 dicas para te ajudar. Continue a leitura e saiba como reduzir a inadimplência no seu negócio.

Qual a importância de encontrar estratégias para cobrar clientes?

Podemos começar ressaltando que a inadimplência é considerada como um dos principais impasses que comprometem o rendimento do setor financeiro de qualquer empresa. Isso porque os consumidores que não pagam suas dívidas acabam causando um desequilíbrio no fluxo de caixa e na captação da receita do negócio. Quando esse problema atinge grandes taxas, a consequência principal é o comprometimento da sustentabilidade do negócio, podendo até mesmo ocasionar a falência da empresa.

Para reduzir esse tipo de contratempo, uma das medidas de impacto positivo é investir em estratégias para realizar a cobrança. Vale comentar que essa tarefa deve ser feita com o devido planejamento, já que a abordagem incorreta pode acabar prejudicando ainda mais as chances de obter o débito. Por outro lado, ao estudar formas efetivas de dialogar com o consumidor e modos persuasivos de realizar a comunicação, você é capaz de conquistar a atenção do indivíduo inadimplente.

Empresas que não buscam aperfeiçoar seus métodos de cobrança, acabam tendo poucos resultados nas abordagens e até mesmo perdendo o cliente devido a um diálogo com tom mais agressivo. E isso, é claro, prejudica completamente a estabilidade da empresa, uma vez que além de não obter o dinheiro, o negócio perde um potencial cliente. Por conta desses e de outros fatores, podemos perceber que é uma boa medida buscar estratégias para cobrar os clientes.

Como cobrar um cliente de modo eficaz?

Agora que você sabe da importância de buscar novos meios de cobrança, iremos listar algumas estratégias que podem ser utilizadas para atingir o objetivo esperado. Confira agora mesmo!

1. Envie lembretes

Uma importante forma de realizar a cobrança do cliente é por meio do envio de lembretes. Embora essa ação possa parecer simples, ela tem o poder de realizar um diálogo mais suave e amistoso com o consumidor. Isso porque você pode utilizar diversos canais de comunicação, como e-mails e WhatsApp, que são ferramentas próximas do cotidiano do cliente. Dessa forma, será possível aumentar as chances de obter retorno já que o diálogo será feito por canais que são comuns à maioria das pessoas.

Na prática, essa estratégia pode ser utilizada com envios intercalados durante o dia e em períodos que possuem maior chance de visualização do consumidor. Ou seja, você pode fazer uma pesquisa sobre quais são os horários do dia em que os indivíduos costumam visualizar os lembretes com maior frequência. Ao obter esse parâmetro, será possível ter maior êxito nas mensagens enviadas.

2. Entenda o lado do cliente

Antes de realizar a cobrança, é necessário entender o lado do cliente e seus principais motivos para a falta ou atraso do pagamento. Dessa forma, é possível demonstrar para o consumidor um papel de interesse e compreensão por parte da empresa. Assim, com educação, o cliente tende a se sentir mais acolhido para compartilhar seus motivos e problemas que impediam tal pagamento, de forma a efetivar uma possível resolução para o impasse.

Diante disso, é importante dar ao consumidor um espaço em aberto para o diálogo e explicações. Logo, justificativas como problemas pessoais, imprevistos financeiros, esquecimento ou até mesmo insatisfação com algum produto ou experiência do serviço oferecido podem ser algumas das causas da dívida. Tendo em vista esses problemas, soluções podem ser facilmente encontradas como, por exemplo, oferecer um maior prazo para o pagamento do valor em aberto.

3. Utilize vários meios de pagamento

Não podemos deixar de citar a importância de pluralizar os meios de pagamento. Isso porque muitas vezes o cliente que se encontra em estado de inadimplência, até poderia pagar a dívida se a empresa fornecesse outras formas, como é o caso do cartão de crédito, mas como não encontra um meio compatível com sua situação econômica ele acaba permanecendo com a conta em aberto.

Por conta disso, caso sua instituição conte apenas com um ou outro meio de pagamento, o recomendado é optar por mais formas. Além do mais, você também pode realizar a negociação do débito. Essa medida pode ser utilizada quando for detectado que o cliente não tem nenhuma forma de conseguir quitar sua conta. Dessa forma, pode-se conceder reduções parciais ou o parcelamento do valor, de modo a facilitar a vida do cliente.

4. Evite métodos ultrapassados

É inadmissível a adoção de métodos de pagamento atualizados, que se adaptem melhor com os clientes. Assim, continuar realizando a cobrança de formas inutilizadas e antigas pode levar ao declínio de sua empresa devido à falta de acompanhamento às mudanças dentro do mercado, tornando o seu negócio ineficaz. Dessa forma, atualização e praticidade são dois grandes parceiros para o sucesso e melhor assertividade com os seus consumidores.

Diante disso, formas de cobrança como ligações não são ferramentas muito eficazes para adquirir o pagamento desejado. Métodos como esse podem levar à insatisfação do cliente, devido à insistência de chamadas, por exemplo, impedindo um possível pagamento da fatura. Por isso, a empresa deve investir em meios de cobrança atualizados e eficazes, que proporcionem uma melhor comunicação com o consumidor e evitem possíveis adversidades.

Portanto, essas foram as principais dicas sobre como cobrar um cliente e evitar a instabilidade do setor financeiro de sua empresa. Vale ressaltar a necessidade de contar com boas soluções de pagamento, já que é possível obter mais segurança e reduzir a inadimplência no negócio.
 


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