Notícias Empresariais

Escolha uma categoria

O que é cartão de crédito virtual e como funciona?

Postado em 24 de Fevereiro de 2023 Notícias de Gestão

Certamente, você já conhece o cartão de crédito físico (o que utilizamos para inserir na maquininha no momento de efetuar a compra), mas já parou para pensar nas vantagens de utilizar o cartão de crédito virtual? Não é novidade para ninguém que o risco de fraude e clonagem dos dados do cartão de crédito existe e cabe ao consumidor ter os cuidados necessários para não ser mais uma vítima dessa triste realidade.

Para refrear o aumento dos casos de clonagem de dados e fraudes envolvendo o uso de cartão de crédito de terceiros, os bancos estão disponibilizando para os seus clientes uma versão virtual do cartão de crédito. Além de proporcionar mais segurança, essa medida também oferece mais praticidade e agilidade ao cliente na hora de realizar suas compras.

Para ajudar você a entender melhor como funciona o cartão de crédito virtual, elaboramos este artigo. Acompanhe a leitura a seguir!

O que é um cartão virtual?

O cartão de crédito virtual tem a mesma função que o físico: permitir a compra de produtos ou serviços no crédito. Porém, o seu uso é limitado a compras feitas em lojas virtuais. Como mencionamos, o surgimento do cartão de crédito virtual tem como intuito aumentar a segurança da transação e facilitar o pagamento no ambiente virtual.

Na maioria das vezes, quando você abre uma conta digital antes de ter em mãos o cartão físico, o banco libera o cartão de crédito virtual e você já consegue realizar compras normalmente. Bastante prático, não é mesmo?

Contudo, é importante ressaltar que a sequência numérica, a data de validade e o código de segurança são diferentes. Dessa forma, mesmo podendo ser administrados no mesmo aplicativo e os gastos contidos na mesma fatura, cada cartão é único.

Como o cartão virtual funciona?

O cartão de crédito virtual funciona de forma bastante simples e prática. Assim que você abre a sua conta digital no banco, é possível efetuar compras em lojas virtuais, marketplace, assinar serviços de streaming, participar de clubes de assinatura entre outros. Para isso, basta informar os dados referentes ao cartão.

Vale ressaltar que, até mesmo quem não tem uma linha de crédito, mas dispõe de uma conta digital, recebe o cartão virtual e pode utilizá-lo na forma de crédito ao depositar um valor na conta, pois nesse caso o cartão funciona como pré-pago. A única diferença dessa versão para o cartão de crédito é que o cartão pré-pago não permite compras parceladas.

Como emitir um cartão virtual?

Atualmente, ter um cartão virtual é muito fácil. Basta abrir uma conta em qualquer banco digital. Quem possui um bom score facilmente consegue obter a aprovação do crédito. Então, assim que a conta é liberada pela instituição, já é possível utilizar o cartão de crédito virtual.

No entanto, se o crédito da sua solicitação com o cartão não foi aprovado, ainda assim é possível utilizar o cartão virtual de débito. Nesse caso, é necessário inserir dinheiro na sua conta. E o melhor é que, conforme você movimenta a conta, as suas chances de ter um cartão de crédito aprovado aumentam.

Quais as vantagens de ter um cartão virtual?

Devido às inúmeras vantagens que o cartão virtual oferece, muitos brasileiros têm optado por utilizar apenas essa versão. Por esse motivo, o cartão virtual tem ganhado cada vez mais força no mercado. Contudo, se você ainda não está convencido disso, listamos a seguir as principais vantagens de ter um cartão virtual. Veja só!

Mais praticidade

Ao longo do artigo, mencionamos o quanto o cartão virtual é prático. Isso porque basta copiar os dados referentes ao cartão e cadastrar no site que deseja efetuar a compra. Assim, você pode efetuar as suas compras com apenas um clique.

Maior segurança

Outra grande vantagem do cartão virtual é a maior segurança que ele proporciona, uma vez que você utiliza o cartão apenas no ambiente virtual — logo, as chances de clonagem são reduzidas. Além disso, os dados do cartão só estão disponíveis no aplicativo do banco que possui proteção com senha.

Diminui o uso do cartão físico

Sem dúvidas, o cartão de crédito é uma das modalidades de crédito mais utilizadas pelos brasileiros. Para você ter uma ideia, no terceiro trimestre do ano de 2022, o total de compras feitas com cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceu 20%, somando R$ 827 bilhões, e a expectativa é que esse valor aumente nos próximos anos.

Diante disso, fica evidente a razão pela qual os golpistas direcionam sua atenção aos consumidores que possuem cartão de crédito. Devido à facilidade de clonar os dados ou efetuar compras pela tecnologia de aproximação, os consumidores precisam ter ainda mais cuidado quando vão utilizar o cartão físico.

Então, para evitar esse desgaste e diminuir a preocupação, a utilização do cartão virtual é mais vantajosa, já que reduz o uso do cartão físico. Dessa forma, você corre menos risco de perder o seu cartão e ter que pedir a segunda via.

É totalmente gratuito

Um dos pontos negativos do cartão de crédito são os custos com taxa de juros e demais despesas cobradas pela instituição. Sendo assim, ao optar pelo cartão virtual, você elimina esses custos sem precisar abrir mão das vantagens de ter um cartão de crédito, afinal, ele é gratuito.

Permite acumular pontos

Como mencionamos, o cartão virtual oferece as mesmas vantagens que o cartão físico. Dessa forma, se o seu banco oferece programas de pontos, você pode usufruir dos benefícios do programa normalmente. Então, quanto mais compras você fizer com o seu cartão virtual, mais pontos acumula.

Portanto, essas são as vantagens de utilizar o cartão virtual. Note que a digitalização e a modernização dos recursos que utilizamos no dia a dia são uma realidade, e por esse motivo, é muito importante estar atento às mudanças e, sobretudo, se ajustar a elas.

Assim, você não fica ultrapassado e ainda obtém mais praticidade, segurança e agilidade no seu dia a dia.

 

https://blog.stone.com.br/o-que-e-cartao-de-credito-virtual-e-como-funciona/