Notícias Empresariais

Escolha uma categoria

Conheça as principais tendências de marketing 2023

Postado em 03 de Março de 2023 Notícias de Gestão

Conhecer as principais tendências de marketing 2023 permite que você inclua elementos importantes na hora de criar uma estratégia de sucesso. A publicidade não é mais uma questão exclusiva de grandes projetos, mas um diferencial relevante para que pequenas e médias empresas consigam se diferenciar da concorrência.

Por isso, vale a pena conhecer quais são os novos recursos e ferramentas que podem ser usados a fim de desenvolver o seu próprio plano de marketing. Dessa maneira, você consegue ampliar sua base de clientes e aumentar o percentual de fidelização do público. Se você quer saber mais sobre as novidades para 2023, continue a leitura e confira nosso post!

Qual é a importância do planejamento de marketing?

O planejamento de marketing é muito importante para que você consiga alcançar seus objetivos em autoridade, visibilidade, vendas e conversão. Ele fornece uma estrutura para que sua equipe entenda como monitorar e mensurar os resultados de uma campanha ou estratégia publicitária.

Esse tipo de cuidado também ajuda a definir o alcance dos esforços de marketing, os recursos necessários, as métricas de sucesso e as estratégias mais adequadas para cada tipo de público ou produto. Ele também contribui para o objetivo de orientar as decisões de marketing, reduzindo assim os riscos de ações erradas. 

Além disso, o planejamento de marketing ajuda a equipe a se concentrar em atividades estratégicas que contribuem para o crescimento da empresa e, ao mesmo tempo, melhoram o desempenho em todas as etapas de relacionamento com os clientes.

Quais são as principais tendências de marketing 2023?

Conhecer as principais tendências de marketing 2023 vai ajudar a planejar as melhores estratégias para o ano. Assim, fica mais simples implementar campanhas e ações que realmente gerem engajamento e resultados para o negócio. Portanto, vale a pena continuar a leitura e conferir as principais tendências.

Uso de dados

A pertinência do uso de dados na hora de entender os principais aspectos do seu negócio é crescente. Nesse sentido, ele pode ajudar na hora de realizar as estratégias de marketing e aumentar a taxa de conversão do seu negócio.

Por exemplo, ao observar dados de vendas, torna-se viável compreender as principais características do consumidor que compra da sua loja. Assim, na hora de efetuar a publicidade, você consegue entender quais são as dores e os desejos dele e usa esse fator em favor do seu negócio.

Além disso, ainda é factível utilizar os dados a fim de acompanhar as principais métricas e realizar os ajustes necessários. Desse modo, caso alguma estratégia não esteja entregando o resultado desejado, basta pensar em adequações e acompanhar os índices para ver o desempenho.

Construção de comunidades

Outra grande tendência do marketing para 2023 é a construção de comunidades. Para isso, é importante entender quais são as principais formas de interagir e engajar com a sua audiência. Por isso, é relevante compreender quais são os principais canais e as melhores estratégias a fim de criar comunidades.

Por exemplo, utilizar o Instagram no intuito de gerar conteúdos de valor para o seu público-alvo é um passo interessante. Nesse sentido, é necessário compreender quais são os principais problemas que eles enfrentam. Desse modo, fica mais simples pensar em conteúdos que agreguem valor à jornada de compra das pessoas e ajudem a engajar.

Ao compreender quais são as dores e os desejos do seu consimidor, basta utilizar as principais ferramentas disponíveis nas redes sociais, como os Reels, Stories, Feed de Notícias e até mesmo as mensagens diretas.

Uso de vídeos

Como você pode ver, a criação de conteúdos que ajude você a conquistar a permissão dos consumidores e a engajá-los com a sua marca é cada vez mais importante. Nesse sentido, uma boa forma é utilizar materiais em vídeo, dado que são de consumo mais fácil e didático.

Por exemplo, desenvolver um vídeo com informações relevantes para postar nos Reels é um passo interessante. Além disso, você pode usar outros canais, desde que façam sentido para o público que pretende vender.

Entre as tendências de mídias que usam o audiovisual está o TikTok. Avalie se vale a pena investir nessa rede, pois ela pode ajudar no aumento da reputação da sua marca e na elevação do número de clientes dispostos a comprar de você.

Ainda é essencial lembrar da necessidade de criar materiais que sejam de qualidade. Por isso, tenha atenção à imagem e ao áudio do seu conteúdo. Não se esqueça também de prezar a qualidade das informações que está disponibilizando.

Conteúdos interativos

A interatividade é outra tendência que vem ganhando força e promete ajudar os negócios na hora de alcançar os resultados desejados. Nesse sentido, existem vários formatos de conteúdos interativos que podem ser úteis quando aplicados em sua estratégia. A seguir, listamos alguns:

  • Vídeos;
  • Jogos;
  • Quizzes;
  • Concursos;
  • Transmissões ao vivo;
  • Infográficos;
  • Avaliações e
  • Calculadoras.

 

Esses são alguns dos materiais interativos que você pode usar na estratégia do seu negócio na hora de aumentar o alcance e conseguir melhores resultados por meio de suas campanhas.

Tráfego orgânico

Focar apenas no marketing pago pode ser um erro que prejudicará os resultados do seu negócio. Nesse sentido, sempre pense em estratégias orgânicas para aumentar o número de clientes e, consequentemente, as suas vendas.

Por exemplo, investir em um blog com informações de qualidade e aspectos que ajudem na hora de ranquear no Google é importante. Assim, você aumenta as visitas em sua loja de forma orgânica, sem necessidade de investir em publicidade paga.

O ideal é combinar as duas estratégias. Porém, para ter melhores resultados pelo meio pago, é preciso ter materiais de qualidade no meio orgânico. Caso contrário, os indivíduos podem até visitar o seu site, mas dificilmente vão se tornar clientes e manterão o relacionamento com o seu estabelecimento.

Inteligência Artificial

Automatizar tarefas é uma etapa relevante a fim de conseguir bons resultados com o marketing do seu negócio. Nesse sentido, usar a Inteligência Artificial (IA) é uma ótima alternativa e vem ganhando espaço no mercado.

Isso acontece porque os recursos que usam IA têm grande potencial para melhorar a jornada do usuário, além de ajudar em diversas atividades, como: personalização de ofertas, desenvolvimento de conteúdos, melhora no atendimento e muito mais.

Assim, no objetivo de ter mais eficiência nos processos de marketing do seu negócio, é válido pensar em maneiras de utilizar a Inteligência Artificial. Com isso, você potencializa os resultados e consegue se diferenciar dos seus concorrentes.

Quais são os benefícios de investir nessas tendências?

Ao implementar esse tipo de estratégia, você garante que seu negócio consiga se destacar da concorrência e possa ampliar a participação no mercado. Veja, a seguir, quais os demais benefícios de implementar as ideias apresentadas.

Maior alcance

Investir em novas tendências de marketing permite que você alcance um público maior e mais diversificado, ampliando suas possibilidades de vendas. Por exemplo, as redes sociais permitem que você use conteúdo criativo com a intenção de atrair novos clientes em um nível de consciência mais profundo.

Melhor compreensão sobre o consumidor

Implementar essas estratégias também lhe permite obter dados mais profundos sobre o comportamento do cliente. Isso lhe dá uma melhor compreensão sobre que tipo de conteúdo e anúncios terão maior eficácia com o seu público-alvo. Além disso, anúncios e campanhas com elementos inovadores também tendem a conquistar o público com mais facilidade.

Feedback direto

Uma das vantagens mais interessantes de investir em novas tendências de marketing é que você pode obter feedback direto de seus clientes. Por exemplo, as redes sociais permitem que os consumidores façam comentários sobre os seus produtos e serviços, o que lhe dá a chance de melhorar a sua estratégia de marketing. Além disso, a construção de comunidades permite fomentar o debate e conquistar informações de grande relevância para o seu negócio.

Maior engajamento

Ao melhorar sua abordagem publicitária e contar com elementos inovadores, você também aumenta o engajamento dos clientes com sua marca. Isso porque é possível usar conteúdos interativos a fim de incentivar os consumidores a compartilhar, curtir e comentar sobre sua marca.

Mais interação com os clientes

Por meio das ferramentas citadas, você cria uma conexão mais próxima com os seus clientes. Isso pode ser feito por meio de ferramentas na intenção de aumentar o tráfego orgânico e criar engajamento com o público-alvo, além do uso de vídeos para o desenvolvimento de conteúdos mais atrativos.

Melhora no posicionamento da marca

Investir nas tendências de marketing também pode ajudar a melhorar a imagem de sua marca, visto que seu negócio consegue interagir de maneira próxima ao público e desenvolver soluções no intuito de atender suas dores. Isso pode ser feito por meio de campanhas de marketing criativas, publicações de conteúdo de qualidade e criação de relacionamentos com influenciadores do seu nicho.

Entendeu como é importante conhecer sobre as tendências de marketing 2023? Ao dispor desses recursos, você consegue desenvolver campanhas mais criativas, envolventes e persuasivas para o seu público. Portanto, não deixe de ficar de olho nas principais novidades que o mercado está adotando.
 

https://blog.stone.com.br/conheca-as-principais-tendencias-de-marketing-2023/