Notícias Empresariais

Escolha uma categoria

9 dicas para organizar o seu fluxo de caixa

Postado em 10 de Março de 2023 Notícias de Gestão

Você sabe o que é fluxo de caixa e como aplicá-lo no seu negócio? Esse conceito é muito importante para garantir uma boa gestão financeira do estabelecimento. Afinal, permite identificar o quanto de dinheiro entra e sai da sua empresa, o que gera maior previsibilidade e facilita o controle sobre suas contas.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e trazer algumas dicas para você organizar e melhorar o fluxo de caixa do seu negócio. Vem ler e aprender com a gente para se diferenciar no mercado e trazer inteligência para suas decisões empresariais!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa nada mais é do que as entradas e saídas de recursos da sua empresa em determinado período. Enquanto as entradas correspondem ao valor das vendas e de eventuais investimentos, as saídas são todos os gastos que você tem com o negócio: reformas, pagamentos de fornecedores, empréstimos e salários dos funcionários etc.

Assim, é preciso equilibrar o seu fluxo de caixa e tentar mantê-lo positivo. Ou seja, o valor total das entradas deve ser superior ao das saídas. Caso contrário, você pode comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Qual a importância de ter um fluxo de caixa organizado?

O fluxo de caixa bem organizado é muito importante para a gestão de pequenas e médias empresas, especialmente para entender se o empreendimento é ou não lucrativo. Afinal, como você pode saber se o negócio gera lucros se não conhece nem as entradas e saídas de recursos? Veja os benefícios, a seguir!

Amplie a visão do negócio

Por meio de um fluxo de caixa simples e organizado, você consegue ampliar sua visão sobre a empresa. Isto é, entender quais os meses de maiores entradas, quais as estratégias de marketing que foram eficientes para aumentar as vendas e como está a saúde financeira do negócio.

Além disso, é possível identificar períodos de sazonalidade e encontrar estratégias que vão lhe ajudar a superar as quedas de receitas. Assim, você mantém o seu negócio lucrativo e consegue garantir sustentabilidade a longo prazo.

Melhore a gestão financeira

A gestão financeira é um ponto essencial e que faz toda a diferença em negócios de sucesso. Por meio de boas soluções, é possível encontrar maneiras de reduzir custos, melhorar receitas e manter os retornos altos. Nesse sentido, o fluxo de caixa é fundamental.

Esse instrumento serve para otimizar a gestão financeira do negócio, visto que mostra a necessidade de melhorias quando o valor do fluxo indica um resultado negativo. E como você pode organizar e melhorar o seu fluxo de caixa? É o que vamos ver no próximo tópico. Confira!

Como organizar e melhorar o seu fluxo de caixa?

A ideia é que esse recurso seja simples e de fácil uso. Assim, mesmo que você não tenha muita familiaridade com dados financeiros, torna-se fácil perceber as condições atuais do seu negócio. Acompanhe!

1. Anote entradas e saídas

Um dos pontos mais importantes para ter uma boa gestão de fluxo de caixa é anotar todas as entradas e saídas da empresa, o que também contribui para a sua gestão de estoque. Como vimos, esses são os principais itens do fluxo de caixa. Por isso, é indispensável que você tenha clareza sobre todos os valores mobilizados no seu negócio.

Uma ideia é fazer um Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), um documento que contempla as suas entradas e saídas. Esse é o primeiro passo para organizar o seu fluxo de caixa. Afinal, a partir disso, você tem os dados necessários para entender como está a saúde financeira da sua empresa.

2. Adote ferramentas de gestão

As ferramentas de gestão são muito eficientes para organizar o seu fluxo de caixa, uma vez que oferecem uma visão completa das suas entradas e saídas. Esses sistemas ajudam, inclusive, na hora de fazer o seu DFC.

Além disso, os softwares de gestão modernizam a sua empresa e permitem a emissão automática de relatórios precisos sobre os dados do negócio. A partir disso, você tem mais elementos para tomar as melhores decisões sobre o que deve ser feito para melhorar o seu fluxo de caixa.

3. Faça comparativos

Aproveitando que softwares de gestão fazem a emissão de relatórios, você consegue facilmente comparar os seus resultados em diferentes períodos. Isso permite observar quais estratégias foram mais ou menos eficientes para aumentar as receitas.

Além disso, por meio do fluxo de caixa, é possível identificar qual mix de produtos teve maior impacto sobre a geração de receitas. Assim, você consegue ter uma percepção mais clara sobre os momentos de alta ou baixa demanda do seu negócio.

Mesmo que você não utilize esse tipo de ferramenta, é importante ter o registro das entradas e saídas mês a mês. Assim, é possível entender o desempenho do seu fluxo de caixa e verificar se as suas estratégias estão alinhadas com as demandas de mercado.

4. Diminua custos

Como o fluxo de caixa envolve tanto as entradas como as saídas, para mudar seus resultados nesse quesito, você pode mexer em uma ou em outra. No caso das últimas, uma ideia é rever os seus gastos. Afinal, para ter um saldo positivo, é preciso ganhar mais do que gastar.

Então, avalie seus custos e veja se há algo para ser cortado. Esse processo ajuda, inclusive, a identificar pontos de melhoria para aprimorar os seus processos. Mas para reduzir custos, você também pode negociar com fornecedores, por exemplo, ou buscar melhores condições com outros parceiros.

5. Reveja os preços

Se no tópico anterior falamos sobre rever as saídas do seu negócio, agora vamos focar as entradas. Uma dica nesse sentido é rever os seus preços. Será que é possível aumentar o valor de alguns produtos e a sua margem de lucro? Isso pode fazer bastante diferença nas suas entradas se você mantiver o ritmo das vendas, mesmo com um preço maior.

É claro que é necessário testar essa estratégia, já que um aumento acentuado de preços pode assustar o consumidor. Mas se o seu fluxo de caixa está negativo ou ainda não atingiu o ponto que você gostaria, mudar alguns preços pode ser uma saída.

Outra ideia é otimizar suas estratégias de vendas, para garantir que o valor total das entradas seja superior ao das saídas.

6. Administre o capital de giro

O capital de giro corresponde ao total de recursos financeiros necessários para manter as suas operações funcionando. Um dos elementos que o compõem é o valor em caixa. Assim, ele depende da organização do seu fluxo.

Para que você sempre tenha o capital de giro disponível para realizar os seus pagamentos e não comprometer o seu caixa, é necessário alinhar esses elementos. Uma dica é ajustar o prazo de pagamento que os seus clientes têm ao comprarem da sua empresa e o prazo que você tem para pagar seus fornecedores.

7. Verifique o saldo inicial

Entender qual é o saldo inicial do seu negócio proporciona uma visão mais clara do financeiro. Por exemplo, caso a empresa esteja no vermelho, é relevante realizar uma análise cautelosa dos custos a fim de melhorar a gestão.

Além disso, o saldo inicial é importante para fazer um acompanhamento de como estão avançando as entradas e saídas, ajudando a compreender se o negócio está dando lucro ou não a partir dos lançamentos realizados.

8. Crie categorias

O uso de categorizações no fluxo de caixa auxilia a ter mais detalhes sobre como sua empresa está indo, além de melhorar a gestão de fluxo de caixa. Outra vantagem é a facilidade para identificar quais são os principais setores que geram entradas de receitas e quais são as classes de custos que mais têm saída.

Ainda, permite compreender se há gastos excessivos em alguma parte da empresa e ajuda na identificação de produtos com uma boa margem de contribuição, importantes para o sucesso do negócio.

9. Faça atualizações

De nada adianta iniciar um fluxo de caixa e não efetuar atualizações constantes, lançando as entradas e saídas que ocorrem. O ideal é fazer isso diariamente. Porém, tal atividade pode dar trabalho e tomar boa parte do tempo de um colaborador caso você não conte com as ferramentas adequadas.

Nesse sentido, o uso de softwares financeiros ajuda muito, pois permitem a automatização que vai gerar eficiência para o empreendimento. Além do mais, ao contar com uma boa solução, é possível ter acesso a relatórios detalhados e fazer projeções para compreender o andamento do seu negócio.

Viu como é importante dar atenção à gestão do seu fluxo de caixa? Por meio desse instrumento financeiro tão simples, você obtém diversas informações cruciais para gerir o negócio. Por isso, vale a pena adotá-lo ao avaliar o desempenho da sua empresa e para entender o que pode ser melhorado para os próximos períodos.

 

https://blog.stone.com.br/9-dicas-para-organizar-o-seu-fluxo-de-caixa/