De acordo com dados do mapa de fraudes de 2021, somente nos primeiros três meses do ano o setor de e-commerce sofreu mais de 2 bilhões de tentativas de golpes. Os dados são alarmantes, mas também demonstram a importância de investir na segurança nos meios de pagamento do seu negócio.
Nesse sentido, a tecnologia será a sua maior aliada para garantir que os seus clientes possam fazer compras seguras na sua loja virtual e, consequentemente, para preservar a imagem e a credibilidade da sua marca.
Preparamos, portanto, uma lista com as 4 melhores dicas para adotar no seu negócio e atingir altos níveis de segurança digital. Confira e coloque em prática o quanto antes!
As tecnologias dos meios digitais surgiram, entre outras razões, para tornar as práticas de venda e consumo pela internet muito mais simples. Essa facilidade, por outro lado, também abriu brechas para golpes e fraudes. Proteger o seu negócio e os seus clientes nesse meio é, portanto, fundamental.
Confira a seguir as melhores práticas para garantir a segurança nos meios de pagamento online do seu negócio.
Para que os seus clientes possam compartilhar dados sensíveis na internet, como informações de pagamento ou de identificação, é fundamental contar com o certificado digital SSL (Secure Sockets Layer).
Trata-se de uma ferramenta de segurança digital que criptografa a comunicação entre um site e seus usuários, com o objetivo de dificultar o acesso de hackers a essas informações sigilosas.
Ao ter esse cuidado no seu site ou e-commerce, a experiência de compra dos seus clientes será muito mais segura.
Com a onda crescente de golpes, se tornou cada vez mais necessário adotar meios de proteção na internet realmente eficientes. Esse é o papel do sistema antifraude. Com o auxílio de várias ferramentas, ele analisa as transações online do seu negócio e identifica possibilidades de fraude.
Para isso, faz um estudo sobre o comportamento de consumo do dono do cartão e verifica a compatibilidade da compra que está sendo feita com esse histórico. Caso haja alguma inconsistência — se o cliente não tem o costume de fazer compras de alto valor à vista, por exemplo, e uma foi feita na sua loja virtual usando o cartão dele — a transação é bloqueada.
Isso ajuda a impedir que a fraude seja, de fato, concluída e o consumidor precise passar por uma série de processos burocráticos para conseguir revertê-la. Esse cuidado preserva também a imagem da sua loja virtual, evitando avaliações negativas e, até mesmo, processos judiciais.
O termo “gateway” significa “portão de entrada”. Se no nosso dia a dia um portão ou porta serve para conectar um ambiente ao outro — a rua ao interior de uma casa, a passagem de um cômodo para o outro etc. —, na internet essa ferramenta conecta os dispositivos dos usuários e a internet.
No caso do gateway de pagamento, ele funciona como a máquina de cartão que se usa nos estabelecimentos físicos. Se você já fez compras online, deve ter notado que após finalizar o processo o seu pedido fica por um tempo no status “em processamento” ou “aguardando aprovação do pagamento”.
Esse é o momento em que o gateway de pagamento está em atividade. Quando o cliente preenche e envia os seus dados de pagamento para efetuar uma compra online, o gateway faz uma ponte entre a sua loja e a operadora do cartão para verificar informações como:
Caso essa análise esteja compatível com o que foi informado pelo cliente, a compra é aprovada e o pedido já pode avançar de status. Para garantir que tudo isso seja feito com bastante segurança e sem risco de falhas, é fundamental escolher um gateway confiável.
Quando o público confia no seu negócio, dificilmente considerará suspeita qualquer atividade que seja feita usando o nome da sua marca. Por isso, o seu papel é conscientizar a respeito de qualquer possibilidade de fraude e evitar qualquer tipo de dor de cabeça nesse sentido.
Para isso, envie mensagens nos principais meios de comunicação com os seus clientes a respeito de práticas que não fazem parte dos padrões de atividade do seu negócio, como o envio de links solicitando atualização de dados bancários, e-mails informando bônus a expirar com “anexos para consulta” etc.
Sabendo disso, as chances de que eles caiam em golpes serão bastante reduzidas, e a confiança no seu negócio e nos seus serviços será devidamente preservada.
Desde o momento de montar a sua loja virtual já é necessário pensar nas melhores estratégias de segurança, principalmente relacionadas aos pagamentos. Hoje existem diversas plataformas que já contam com ferramentas de proteção — como os gateways e demais sistemas antifraude que apresentamos nos tópicos anteriores —, permitindo aos negócios se estabelecerem no ambiente virtual com mais facilidade e tranquilidade.
Por isso, faça uma boa pesquisa antes de decidir qual plataforma hospedará a sua loja e garanta não só que ela seja, de fato, segura, como também seja compatível com todas as necessidades do seu negócio e ofereça suporte especializado. Assim você garante a proteção para todas as pontas das transações e também conta com auxílio sempre que for necessário.
Tecnologias como os pagamentos digitais tornaram a relação entre negócios e consumidores muito mais simples. Por outro lado, facilitaram também a atividade de criminosos virtuais. Estar em dia com as práticas de segurança nos meios de pagamento que citamos ao longo deste texto é o melhor caminho para contornar golpes e fraudes e garantir uma experiência de compra 100% segura no seu e-commerce.
https://blog.stone.com.br/4-praticas-para-garantir-a-seguranca-nos-meios-de-pagamento/