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Guia completo para melhorar a gestão de equipe.

Postado em 19 de Maio de 2023 Notícias de Gestão

Uma das tarefas mais desafiadoras na administração de um negócio é a gestão de equipe. Isso porque ela exige saber lidar com diferentes pessoas e delegar tarefas de acordo com as habilidades individuais, de modo a tirar o máximo dos colaboradores em benefício dos resultados esperados.

Para isso, é preciso ter uma liderança forte e habilidosa, para criar uma aproximação com os colaboradores e auxiliá-los a desenvolver seus potenciais, com o objetivo de agregar valor à rotina de trabalho e contribuir em inovações. Mas como gerenciar equipes e ter sucesso nos negócios?

Pensando nisso, preparamos este guia para explicar, de maneira mais detalhada, o que é gestão de equipes, a importância de fazer um bom gerenciamento e o papel da liderança. Também vamos trazer dicas sobre como fazer esse gerenciamento, benefícios que isso proporciona e as habilidades que podem ajudar nesse sentido. Boa leitura!

O que é gestão de equipe?

 

A gestão de equipe é um conjunto de ações e boas práticas voltadas para obter o melhor desempenho dos colaboradores. Para isso, o líder busca desenvolver a motivação dos seus integrantes, de modo a mantê-los alinhados para um objetivo comum: o sucesso do negócio.

Aqui, é importante observar que a gestão de equipe é um trabalho que exige o engajamento dos diversos departamentos, já que é necessário pensar sempre no coletivo. Outro ponto, não menos importante, é saber diferenciar a gestão de equipe da gestão de pessoas. A primeira se preocupa com o coletivo, enquanto a segunda foca em mostrar para cada colaborador para onde o negócio está indo e o motivo dessa escolha.

Nesse sentido, ambas são importantes para o negócio. Afinal, enquanto a gestão de equipe é focada mais nos processos, a gestão de pessoas se caracteriza por compreender a relação dos colaboradores com a organização.

Qual é a importância de fazer uma boa gestão de equipe?

Todo negócio que busca a excelência se esforça constantemente para atrair profissionais capacitados. No entanto, o agrupamento desses talentos não é uma garantia de excelentes desempenhos quando estiverem juntos. Nesse sentido, a gestão de equipes é decisiva para obter bons resultados.

Isso porque ela se assemelha a um motor, que consegue transformar o combustível (habilidades dos colaboradores) em avanços reais, indo ao encontro dos objetivos estabelecidos. O fato é que, sem se dedicar de forma contínua ao desenvolvimento dos colaboradores, qualquer tipo de negócio estará somente acumulando combustível ao juntar excelentes profissionais, sendo, no entanto, incapaz de utilizá-lo para se movimentar no ritmo necessário.

A propósito, uma equipe cheia que não tem uma boa gestão pode inclusive levar a prejuízos. Isso porque muitos conflitos costumam surgir na falta de uma liderança adequada, bem como desperdícios em recrutamentos e salários que não proporcionam o retorno desejado.

Já quando há uma boa gestão de equipe, os colaboradores conseguem trabalhar de maneira unida e engajada, evitando relações tóxicas, atritos e outros problemas que diminuem a qualidade do clima organizacional. Por isso, o papel da liderança é essencial para se obter bons resultados nos negócios.

Qual é o papel da liderança na gestão?

O papel da liderança na gestão de equipe está ligado diretamente ao desempenho dos colaboradores. Em geral, a figura do líder é aquela que inspira a todos e consegue ser respeitada. É a que toma decisões com a participação de todos, fazendo com que se sintam parte do negócio.

Muitos pensam que o líder é um profissional de excelência técnica, mas a verdade não é bem essa. Ele pode até apresentar essa competência, porém, suas principais características dizem respeito à habilidade de lidar com as pessoas e persuadi-las a agir em prol dos objetivos. Como qualquer pessoa, ele também tem pontos fracos e deficiências. Por isso, deve ser alguém que preza a humildade e a troca de aprendizado. O diálogo é que sempre deve ser o guia, não o autoritarismo.

Dessa forma, é preciso saber escolher o líder, considerando as necessidades da equipe. Afinal, ele será o responsável por transformar pessoas e realidades de maneira positiva, com um objetivo comum para alcançar os resultados propostos no plano do negócio.

Nesse sentido, a gestão de equipe é peça-chave da produtividade em qualquer tipo de negócio, necessitando desenvolver boas práticas, capazes de motivar os colaboradores.

Como fazer a gestão de equipe?

A gestão eficiente de equipe depende, essencialmente, de um bom planejamento. Com isso, é possível antecipar possíveis problemas, analisar os indicadores da organização e estabelecer estratégias direcionadas.

Também é preciso ter transparência com os colaboradores, demonstrando de maneira clara quais são os objetivos da organização. Aqui, cabe também compartilhar os pontos fracos do negócio e o que é preciso fazer para superá-los.

Outro aspecto importante é aproveitar as habilidades e competências dos colaboradores. Para tanto, o papel do líder é imprescindível a fim de perceber e extrair o que cada integrante da equipe tem de melhor para oferecer.

A seguir, reunimos algumas das mais importantes ações para realizar uma boa gestão de equipe. Confira!

1) Tenha um bom líder

O líder, responsável pela gestão de equipes, precisa contar com algumas características essenciais, já que ele deve guiar os colaboradores e motivar cada um deles para aprimorar suas habilidades de maneira constante.

Mas o conceito de liderança vem mudando ao longo dos anos. Assim, quem era considerado um bom líder na década de 90 atualmente não seria considerado da mesma forma. Por esse motivo, ter facilidade para adaptação e gostar de aprender são características essenciais para ser um líder de equipes.

Além disso, a liderança requer equilíbrio emocional para saber lidar com situações desconfortáveis. Em meio a uma crise, por exemplo, o gestor de uma equipe não pode perder a postura, já que é a pessoa responsável por manter a tranquilidade entre os colaboradores e encontrar soluções para a superação dos problemas que surgem.

2) Invista em treinamentos

Uma equipe de alto desempenho jamais deve se acomodar em relação ao conjunto de habilidades que apresenta, buscando sempre manter uma postura de evolução constante. O gestor pode facilitar esse processo proporcionando programas de treinamento periódico, de maneira coletiva e individual.

É importante considerar que oferecer capacitação profissional é um investimento que se paga diversas vezes. Isso porque ao desenvolver uma nova habilidade, o colaborador poderá utilizá-la em seus futuros projetos.

Outro ponto importante é que os treinamentos em grupo são parte dos movimentos estratégicos, pois também promovem maior interação entre os membros da equipe.

3) Ofereça feedbacks

O feedback constante é fundamental para uma comunicação aberta, com base em confiança e respeito mútuos. Afinal, cada colaborador tem interesse em saber como está a evolução do seu trabalho e se está conseguindo entregar o esperado. Essa é uma prática saudável, pois promove o aprimoramento das habilidades nas equipes. Por esse motivo, uma boa gestão de equipe depende dessa prática, que estabelece uma conexão sincera entre o líder e os colaboradores.

Para garantir bons feedbacks, é importante parabenizar os integrantes da equipe pelos acertos e pontuar os erros de maneira honesta, indicando caminhos e sugestões para melhorias. Ao mesmo tempo, é preciso criar um ambiente que os deixe à vontade para fazerem o mesmo com seus superiores hierárquicos. Dessa forma, é possível construir uma relação de parceria, na qual o maior beneficiado é o negócio.

4) Otimize o processo seletivo

Uma boa gestão de equipes precisa ter um olhar cuidadoso na hora de contratar. As seleções devem especificar detalhadamente o perfil de habilidades e comportamentos necessários às vagas internas. Dessa forma, é possível garantir que o profissional entregue os resultados esperados e se adéque à cultura do negócio.

Os processos seletivos também podem ter novos formatos, com base em modelos como parcerias, contratações temporárias e freelancers, para criar equipes mais ágeis e adequadas às transformações do mercado. Além disso, o gestor deve ter vínculos diversificados, tanto dentro quanto fora do negócio, com profissionais que ele consiga ativar rapidamente caso haja a necessidade.

Embora as seleções não sejam focadas nesse objetivo, elas podem contribuir para isso, bastando lidar de uma maneira adequada com as pessoas que não avançarem até o fim do processo, evitando fechar as portas definitivamente.

5) Saiba lidar com as diferenças

O gestor deve saber lidar com os diferentes perfis. Nesse sentido, é preciso considerar que os colaboradores mais experientes pertencem a uma geração que se importa com retorno financeiro e estabilidade. Já os jovens talentos apreciam inovação, desafios e propósitos.

Também é importante ter em mente que, dentro de cada grupo, muitas vezes há uma grande diversidade, com pessoas que podem agregar de maneira positiva para o desenvolvimento do setor, bem como na busca de melhores resultados.

Para conciliar todas as habilidades e competências disponíveis, o líder deve entender as diferentes personalidades e as formas de trabalhar de maneira individual. Respeitar os profissionais como indivíduos, direcionando as ações de acordo com o perfil, é a melhor forma de liderar uma equipe. Quando isso acontece, as chances de êxito no trabalho conjunto são enormes.

6) Saiba como fazer a gestão de equipes remotas

Desde a pandemia da Covid-19, muitas empresas migraram o trabalho para o ambiente virtual e, com a popularização do modelo de trabalho home office, alguns negócios tendem a manter essa dinâmica.

Dessa forma, é preciso planejar uma gestão de equipes remotas para uma perfeita integração dos colaboradores. Para isso, é importante observar ações essenciais que envolvem:

  • montar um plano de trabalho e um cronograma para todas as semanas;
  • marcar presença enquanto líder da equipe — respondendo rapidamente aos colaboradores e dando suporte sempre que necessário;
  • promover uma boa comunicação entre os colaboradores e gestores;
  • descentralizar a tomada de decisões — estimulando a participação de todos os membros da equipe nas resoluções estratégicas;
  • oferecer treinamentos virtuais — com o objetivo de aprimorar e ampliar as habilidades e competências.

 

7) Invista no endomarketing

Essa é uma estratégia que foca em realizar ações internas, a fim de melhorar o engajamento e a perspectiva dos colaboradores sobre o negócio. Para isso, é necessário que as áreas de marketing e RH atuem em conjunto. Além disso, é preciso investir em planejamento para viabilizar as ações de engajamento, motivação, incentivos à formação profissional, reconhecimento, entre outros.

Mas você pode estar se perguntando sobre importância de a empresa se preocupar com o endomarketing. A resposta é simples: é comum encontrar profissionais desmotivados e aborrecidos com a rotina de trabalho. Isso faz com que o rendimento caia e o negócio perca em desempenho.

Dessa forma, é importante considerar que os colaboradores são os principais responsáveis pelo sucesso do negócio. Logo, é fundamental ter um olhar especial para eles. Isso exige que a empresa seja conhecida e querida internamente, pelos colaboradores, e externamente, pelo mercado.

Quando os funcionários reconhecem o negócio em que trabalham como excelente, gostam de trabalhar no local e querem contribuir para o seu sucesso, inicia-se um verdadeiro alinhamento. Por isso, é importante ter um olhar sobre os integrantes da equipe, e as estratégias, como as que o endomarketing oferece, podem auxiliar nesse cuidado.

Quais dicas podem ajudar a otimizar a gestão de equipe?

Os trabalhos em equipe ficam mais bem estruturados com a presença ativa de um líder competente. Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a otimizá-los.

1) Retenha os talentos

Considere sempre que os melhores resultados são construídos pelas pessoas. Portanto, cuide para não desperdiçar os talentos que estão sob sua responsabilidade. Trabalhe a motivação e proporcione as melhores ferramentas para poderem realizar o trabalho com eficiência e agilidade.

2) Estimule o desenvolvimento das habilidades e competências

Crie oportunidades para os colaboradores experimentarem novas perspectivas e ideias. Oferecer palestras e treinamentos é a maneira mais eficaz para isso.

3) Aprenda com os erros

Cultive a cultura do “erro positivo” no negócio. Dessa forma, a equipe poderá ter mais confiança compartilhando suas ideias, como insights para um novo projeto.

4) Experimente novas ideias

Considere separar uma pequena reserva do orçamento para experimentar as boas ideias projetadas em reuniões de equipe.

5) Mantenha-se atualizado

Para isso, faça treinamentos em gestão de equipes, a fim de conhecer novas técnicas. Também é interessante ter um mentor, estudar novos conceitos e promover o desenvolvimento com os colaboradores.

6) Pratique a resiliência na gestão de equipes

Praticar a resiliência é fundamental para saber superar obstáculos e seguir. Para isso:

  • baseie-se em fatos;
  • descentralize a tomada de decisões;
  • defina prioridades;
  • fortaleça a transformação digital;
  • saiba o que não é negociável para a rentabilidade de clientes.

 

7) Ouça a equipe

Um líder competente precisa saber conduzir todos os seus colaboradores para uma mesma direção. No entanto, é necessário ser flexível, a fim de adequar esse movimento às pessoas que o acompanharão.

Dar atenção adequada, ouvindo a equipe para além dos aspectos profissionais também é uma forma de obter confiança, fazendo com que os colaboradores percebam que você realmente se importa com eles. Nesse sentido, além de compreender as habilidades dos integrantes da equipe, de maneira individualizada, é importante saber ouvi-los em questões mais pessoais, como:

  • interesses;
  • preferências;
  • tipos de ambiente que os motivam;
  • aspecto em que mais precisam de ajuda.

 

Quais são os benefícios da gestão de equipe?

Uma boa gestão de equipe pode entregar excelentes resultados para o negócio. A seguir, veja os principais benefícios que ela oferece.

1) Melhora o alinhamento

Por mais que os diversos times de uma organização apresentem perfis diferentes, todos buscam um objetivo em comum. A boa gestão de equipes permite aperfeiçoar esse direcionamento, cuidando para que todos os esforços apontem com eficiência para a mesma direção.

Isso é possível ao evitar que dois grupos façam a mesma coisa ou, o que é ainda pior, empreendam esforços em direções contrárias, por exemplo. Nesse sentido, o alinhamento entre os times em relação a quais são os objetivos do negócio a curto e longo prazo é um dos benefícios que um bom gerenciamento traz para a empresa.

Assim, é sempre importante considerar que quando todos têm um propósito claro, fica muito mais fácil saber qual plano de ação deverá ser adotado para atingir as metas.

2) Engaja os colaboradores

Quando os colaboradores estão alinhados para a busca de uma meta coletiva, tendem a se engajar muito mais do que quando trabalham às cegas. Isso porque o engajamento produz resultados melhores, contribuindo para o bem-estar da equipe e criando um ambiente favorável à inovação. Dessa forma, ela vai estar sempre envolvida com pensamentos voltados às melhores formas de cumprir suas funções.

3) Permite melhor acompanhamento

A gestão de equipe permite que os gestores de cada área tenham uma visão aprimorada dos colaboradores. Com isso, é possível analisar o rendimento de maneira individualizada para criar estratégias e encontrar gargalos nos processos do negócio. Tais informações podem ser utilizadas para o desenvolvimento de uma estratégia que melhore ainda mais o rendimento dos colaboradores.

Exemplo disso é quando um funcionário, que sempre teve uma performance muito boa em relação às suas tarefas, sofre uma queda repentina em seu rendimento. A partir da análise do rendimento, o gestor consegue observar se a queda no desempenho daquele profissional é uma constante. Com base nessa informação, é possível conversar com o colaborador, a fim de entender os motivos que o levaram a isso.

As motivações podem ser diversas, como problemas pessoais, falta de reconhecimento, descontentamento com os colegas de equipe, baixa motivação, falha na liderança, falta de feedback, entre outras. Entendê-las, por meio de um diálogo franco, permite sanar os problemas e melhorar a produtividade.

4) Otimiza o clima organizacional

A gestão de equipe não atua apenas para alcançar resultados imediatos. Grande parte do seu sucesso se encontra no desenvolvimento dos profissionais que integram o seu time. Dessa forma, quando bem realizada, ela proporciona um ambiente desafiador, que consegue gerar crescimento, conquistando objetivos cada vez mais complexos, conforme soma experiências das jornadas anteriores.

Os colaboradores, por suas vezes, se sentem motivados e satisfeitos com a empresa, colaborando para um ambiente de trabalho harmônico, promovendo um clima organizacional agradável e fazendo com que o negócio seja sempre um excelente local para trabalhar.

5) Aumenta a produtividade

A produtividade está diretamente relacionada à motivação. Entre os principais fatores de estímulo se encontram a indicação clara das atividades que serão exercidas e a oferta de treinamentos.

No primeiro caso, os colaboradores sabem o que devem fazer e quais são os recursos necessários para a execução das tarefas. Isso evita que percam tempo com obstáculos ou atividades secundárias.

Já os treinamentos são importantes porque melhoram o desempenho técnico dos profissionais, fazendo com que consigam produzir mais em menos tempo, com menor perda de recursos. Tudo isso contribui para o aumento efetivo da produtividade.

6) Melhora os resultados

Uma competente gestão de equipe potencializa os resultados e permite que o negócio e seus colaboradores cresçam juntos. Isso é possível devido aos benefícios já apontados, como: alinhamento da equipe com os objetivos do negócio; manutenção de um bom clima organizacional; motivação; treinamento; entre outros já comentados.

Todos esses aspectos, quando bem gerenciados, levam à melhoria nos resultados, sendo responsáveis, inclusive, pela retenção e atração de novos talentos. Dessa forma, o negócio fica reconhecido pelo mercado, como uma boa organização para trabalhar.

Quais habilidades podem ajudar a melhorar a gestão de equipe?

Como vimos até aqui, uma boa gestão de equipe depende, essencialmente, da figura do líder, e uma liderança falha pode comprometer os resultados do negócio, além de gerar insatisfações nos investidores e sócios. Ainda, os colaboradores são desestimulados, o que pode provocar uma alta rotatividade de profissionais, gerando perdas.

Mas quais são as habilidades necessárias para liderar um time? Sabemos que liderar não é uma tarefa simples ou fácil. Afinal, é preciso dedicar tempo para o desenvolvimento de algumas competências. Nesse sentido, um bom líder é reconhecido por:

  • saber estimular o desenvolvimento das pessoas;
  • exercer práticas de autoconhecimento;
  • ter conhecimentos para orientar, de maneira empática, os colaboradores;
  • ser focado na equipe;
  • ter uma boa comunicação;
  • saber ouvir;
  • admitir os próprios erros;
  • perceber os pontos fracos e fortes de um colaborador e saber trabalhá-los em prol do negócio.

Conforme afirmamos na abertura deste guia, a gestão de equipe é uma das tarefas mais desafiadoras, exigindo habilidades emocionais e aptidões comportamentais (soft skills) para lidar com a diversidade. Nesse sentido, é importante observar os aspectos aqui apontados, para garantir melhorar o gerenciamento e obter bons resultados. Para isso, inicie pela contratação de talentos adequados, buscando funcionários ideais para o seu negócio. Se quiser ver mais conteúdos como esse, acompanhe os posts semanais aqui no Blog!

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