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Como oferecer mais formas de pagamento aos clientes? Entenda agora.

Postado em 23 de Junho de 2023 Notícias de Gestão

Algum cliente já entrou na sua loja e, até mesmo, chegou a iniciar uma negociação, mas na hora de pagar, desistiu do processo porque você não oferecia o tipo de pagamento que ele desejava? Agora tente se lembrar de quantas vezes esse cenário se repetiu.

Perder vendas não é bom para nenhum negócio, e o futuro já chegou! Portanto, andar lado a lado com as tendências do mercado de pagamentos é crucial para manter a lucratividade, além de transformar a experiência dos seus clientes e convertê-los em consumidores fiéis dos seus serviços e produtos.

Quer saber como oferecer mais formas de pagamento e quais são as mais populares e indispensáveis na sua loja? Então confira a lista que preparamos!

Quais são as formas de pagamento que preciso ter no meu negócio?

Existem clientes de todos os tipos, dos mais tradicionais aos mais tecnológicos. Para garantir sucesso nas vendas, o seu negócio precisa estar atento às tendências para oferecer opções a todos os perfis de consumidor.

Por isso, disponibilizar diversas formas de pagamento na sua loja é fundamental. Esse cuidado não só aumentará a satisfação dos clientes como também fará com que você feche muito mais vendas. Confira a seguir quais as formas de pagamento mais usadas, às quais você precisa aderir para se mantee sempre em passo à frente da concorrência.

1) Pix

O pagamento via Pix, apesar de recente, já se tornou muito popular no Brasil. É mais usado nos e-commerces, ou seja, nas lojas online, mas muitas lojas físicas estão aderindo a essa tendência também, a fim de manter a satisfação dos seus consumidores. Portanto, vale a pena considerar o oferecimento do pagamento via Pix na sua loja e não ficar para trás.

A maior vantagem do Pix é que as transações são grátis. Nem você nem o seu cliente pagam qualquer tipo de taxa para utilizá-lo. Além disso, o valor cai na conta de destino instantaneamente.

2) Cartão de crédito

Muita gente prefere o uso do cartão de crédito a ter que andar com dinheiro em espécie no bolso, por isso a máquina de cartão é indispensável em qualquer negócio que não deseja perder vendas.

Apesar de ter que pagar uma porcentagem em taxas de administração, ao adquirir uma maquininha você proporciona melhores possibilidades de compra para os seus clientes, que podem parcelar o valor total e, dessa forma, consumir mais na sua loja, aumentando os seus lucros.

3) Cartão de débito

Da mesma forma que a opção anterior, o cartão de débito também é muito utilizado por clientes que preferem pagar as compras à vista. Então esse é mais um motivo para contar com a maquininha no seu estabelecimento.

4) Boleto bancário

Como você sabe, existem consumidores que andam apenas com dinheiro e os que andam somente com o cartão. Mas existe ainda um terceiro tipo: aqueles que não andam com nenhum dos dois.

Para eles, o boleto bancário é uma das melhores soluções. As vantagens para os donos de negócios é que os custos são reduzidos quando comparados com o cartão, a emissão pode ser feita pela internet, é possível incluir multas caso o boleto vença e o cliente tem a opção de pagar em diversos estabelecimentos, inclusive pela internet.

5) Transferência bancária

Menos popular, porém também uma forma de garantir clientes satisfeitos, a transferência bancária é uma alternativa bastante econômica, já que as transações costumam custar por volta de R$ 1. Além disso, o valor transferido também cai com rapidez na conta do beneficiário.

O único problema é que esse é um formato de pagamento um pouco mais burocrático. O cliente precisa preencher os dados bancários da própria conta e também da conta de destino para conseguir efetivar a transação.

6) Crediário

Para aqueles clientes que não têm cartões, mas desejam fazer compras parceladas, o crediário é a melhor solução. Também conhecido como carnê, consiste em diversos boletos que podem ser pagos mensalmente.

O valor total é dividido entre a quantidade de boletos emitidos, que devem corresponder à quantidade de vezes em que o cliente deseja parcelar as compras. Funcionam como um boleto comum, portanto, também é possível reduzir o risco de inadimplência aplicando multas e juros àqueles que ultrapassarem a data de vencimento.

7) Pagamento via WhatsApp

O WhatsApp Pay é uma novidade da rede social que pode ser usada pelos lojistas que querem descobrir como oferecer mais formas de pagamento aos clientes. É uma ferramenta gratuita, o que configura grande vantagem para o empreendedor e seus consumidores. Você cadastra um cartão que tenha a função débito ativada e já pode receber e também fazer pagamentos.

A funcionalidade é protegida pelo Facebook Pay, portanto, é um meio de pagamento seguro para todas as partes envolvidas. Em todas as transações é preciso informar o PIN do Facebook Pay ou, se for o caso, a biometria que você usa no smartphone.

8) Pagamento por aproximação

Essa é outra das tendências preferidas pelos consumidores adeptos da tecnologia. Hoje em dia, muitas maquininhas contam com a função de pagamento por aproximação, seja com cartões com a tecnologia NFC, seja com dispositivos como relógios inteligentes e o próprio smartphone.

Portanto, no momento de escolher a sua maquininha de cartão, procure priorizar opções que já contem com a funcionalidade de pagamento por aproximação.

Você percebeu como oferecer mais formas de pagamento pode ser benéfico para a sua loja. Mas notou que uma grande parte das opções de pagamento que você pode disponibilizar envolve uma maquininha de cartão? Se com uma única solução você consegue atender diferentes perfis de clientes, por que não investir?

Pronto para transformar o seu negócio e encantar os seus clientes? Então conta com a gente!

https://blog.stone.com.br/como-oferecer-mais-formas-de-pagamento-aos-clientes-entenda-agora/