Notícias Empresariais

Escolha uma categoria

O que você precisa saber sobre o API Gateway?

Postado em 28 de Julho de 2023 Notícias de Gestão

API gateway são padrões de software utilizados em uma interface de programação de aplicativo ou grupo de microsserviços com a finalidade de facilitar solicitações e entrega de serviços ou dados. A função principal dessa solução é atuar como um processo padronizado para interações entre aplicativos corporativos usados por clientes internos e externos ou ser um ponto de entrada único.

O conceito também pode executar várias outras funções para gerenciar o uso da API e oferecer suporte, iniciando na autenticação e indo até a realização de análise com limitação de taxas. Isso significa que a API gateway tem recursos muito amplos e importantes se tornando essenciais para as estratégias empresariais na atualidade.

Quer ter acesso às principais informações sobre API Gateway, sua finalidade, diferença em relação ao API Manager e por que vale a pena usar? Siga em frente!

O que é um API gateway?

Um API gateway é um tipo de ferramenta de gerenciamento de aplicativos que se relaciona com vários serviços de back-end. Portanto, esse componente é uma espécie de proxy reverso usado para aceitar todas as chamadas de interface de programação de aplicações, agregar microsserviços essenciais para retornar o resultado apropriado e atender o público envolvido.

Uma grande parte das APIs corporativas são implantadas por meio de soluções de API gateway. É comum que esses gateways realizem tarefas comuns existentes em sistemas de serviços de aplicações, por exemplo, a obtenção de estatísticas. Basicamente, a ferramenta aceita uma solicitação remota e retorna uma resposta apropriada para cada situação.

Usar um API gateway é uma maneira de desacoplar a interface usada pelos clientes da sua implementação de back-end. Quando um cliente faz um pedido, a solução o divide em várias solicitações, as encaminha para os profissionais certos, produz respostas e mantém tudo sob controle. Com essas ferramentas, fica mais fácil oferecer experiência simples e confiável para o público.

Para que serve um API gateway?

Um API gateway faz parte do sistema de gestão de aplicativos e serve para interceptar todas as solicitações recebidas e depois enviá-las para a solução de gerenciamento, que desempenha uma variedade de funções. A ferramenta pode ter várias utilidades de acordo com a sua implementação, por exemplo, roteamento, autenticação, limitação de taxa, monitoramento, cobrança, políticas, análises, segurança e alertas.

1) Comunicação entre aplicativos separados

Com um API gateway, as APIs permitem que aplicativos separados se comuniquem e realizem a troca dados dentro e fora de uma organização empresarial. A solução fornece uma interface padrão e um ponto focal para executar diversas atividades, obtém solicitações de fontes internas e externas, recebe chamadas de aplicativos, armazena-as e encaminha-as para as ferramentas apropriadas.

2) Entrega de respostas aos usuários

API gateway recebe e entrega as respostas aos usuários ou para dispositivos que fizeram uma solicitação. Esses gateways são fundamentais para uma arquitetura baseada em microsserviços, tendo em vista que nesses casos específicos, as solicitações de dados alcançam vários serviços e aplicativos que utilizam APIs distintas. A sua função é aplicar políticas para determinar seu comportamento e disponibilidade.

3) Tradução de protocolo

Os gateways de API geralmente executam diversas funções envolvidas relacionadas às APIs e aos microsserviços. Eles efetuam a tradução dos protocolos, aplicam técnicas de segurança e autenticação, fazem a estabilização e o balanceamento de carga e muito mais. Essas soluções realizam a descoberta de serviços e descobrem a lógica básica de negócios, além de fazer o gerenciamento de cache.

4) Registro e análise

API de gateway também faz o monitoramento dos aplicativos, realiza registros e faz análises. Uma ferramenta pode ser utilizada para lidar com a comunicação entre plataformas de software específicas, como um endpoint de proxy e uma interface de programação de aplicativos de destino. Ela pode controlar o fluxo de tráfego entre os pontos de recebimento e de envio.

5) Monitoramento de desempenho

Existem gateways que possuem os melhores recursos de análise e monitoramento de desempenho que uma empresa poderia encontrar. Eles protegem as APIs contra abuso e uso excessivo, possibilitando o uso de um serviço seguro para acesso aos sistemas e limitação de usuários. Você pode adicionar e retirar funções de acordo com o nível de satisfação dos seus clientes.

Quais são as diferenças entre API gateway e API manager?

Há diferenças significativas entre API manager e API gateway, já que este é simplesmente uma ferramenta ou um componente de abordagem de gerenciamento de interfaces de programação de aplicativos. Os gateways combinam resultados e lidam com questões de segurança. API management, por sua vez, é um conjunto de processos, princípios, políticas e práticas que permitem aos usuários controlar suas aplicações.

Um API management compreende diferentes conceitos que ajudam a distinguir os diversos conjuntos de processos que ocorrem instantaneamente. Esse gerenciamento tem a finalidade de facilitar de forma eficaz e eficiente os requisitos para cumprir a finalidade da interface de programação de aplicativos. Desse modo, APIs diferentes se concentram mais na monetização do que no portal de ferramentas.

O painel de administração de API management permite aos usuários o uso da opção de adicionar e remover plug-ins, bem como oferece uma maneira de visualizar e editar transformações de dados. Além disso, possibilitam a administração dos certificados SSL, seus componentes se sobrepõem e criam uma teia de dependência e podem ser utilizados de modo intercambiável.

Por que vale a pena usar o API gateway?

Vale a pena utilizar o API gateway, especialmente em empresas que seguem uma abordagem de DevOps. Isso porque os seus desenvolvedores usam continuamente vários microsserviços para criar e implantar aplicativos em ritmo acelerado. Com o auxílio de uma nuvem moderna e o uso de um modelo sem servidor, as APIs são cruciais para o provisionamento de infraestrutura.

1) Padronização de serviços

Um dos principais benefícios de um API gateway é que ele padroniza a entrega de serviços por meio de microsserviços ou interfaces de programação de aplicativos. Eles protegem e organizam as integrações baseadas em APIS de uma empresa de várias formas.

2) Simplificação da prestação de serviços

Os API gateways conseguem combinar as chamadas de aplicativos para solicitar e recuperar dados e serviços. Consequentemente, ocorre uma redução no volume de solicitações e de tráfego, o que agiliza os processos e pode melhorar consideravelmente as experiências dos usuários, principalmente se utilizarem aplicativos móveis.

3) Fornecimento de flexibilidade

Outra vantagem do API gateways é que eles são altamente configuráveis, motivo pelo qual os desenvolvedores podem moldar a estrutura interna de um aplicativo de modos diversos. Com isso, é possível invocar vários serviços de back-end e agregar excelentes resultados aos negócios.

Enfim, essas são as principais informações que você precisava saber sobre o API Gateway! A ferramenta contribui para o monitoramento e gerenciamento de demandas de TI. A maioria das empresas dependem desses componentes específicos para analisar e limitar atividades executadas por meio de APIs.

https://blog.stone.com.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-api-gateway/